Professor, José Luiz de Paula e Silva é palestrante e escritor. É autor do volume de crônicas "E o tempo sorria". Docente na FAF-Faculdade Frutal. Conselheiro Fiscal do Sicoob Frutal. Colunista de jornais impressos e sites de notícias. Apresentou o quadro Travessia, na 102 FM de Frutal (MG). Atuou como secretário municipal de educação da cidade de Frutal (MG), do período de 2005 a 2016. Para entrar em contato, escreva para professorjoseluizdepaula@gmail.com

Inspiração é ideia repentina e momentânea, é algo ou alguém que inspira, que incita a capacidade de criação. Inspiração para prosseguir, para não desanimar, nem se deixar levar pela falta de estímulo. Temos de tentar buscar inspiração onde parece tudo escondido. Inspirar-se para assegurar um mundo melhor pra gente viver. É preciso aliar a inspiração com a transpiração. Um sujeito inspirado sem motivação e coragem, deixa a inspiração morrer em si. É preciso esforço, suor, vontade de se superar.

A gente se inspira no que os outros dizem, nas coisas que fazem, naquilo que representam. Sempre haverá o homem ou a mulher que provoca encantamento, que desperta em nós o melhor, o desejo de ser melhor. E há aqueles que carregam um ferrão nas mãos para tocar os outros. Esses não são líderes inspiradores. Sequer são líderes. Em nossas vidas, que façamos com que os outros possam se inspirar em nossas ações e motivemos, tiremos dos outros o melhor, sem instigar revoltas ou decepções, valorizando o que o outro tem de bom, acentuando as qualidades e minimizando os defeitos, abrindo espaços para que haja a correção dos erros, não a ênfase do negativo.

Exercite a inspiração como meio contínuo de viver. Seja sempre inspirado e inspirador. Inspire-se na sua luta, em sua vida difícil, esta vida que é doce, mas não é mole não. Encontre inspiração para não desistir, para enxergar beleza onde tudo parece conspirar o contrário. Enxergue flores nas pedras, beleza na escuridão, por mais difícil que possa parecer. Seja você mesmo sua própria inspiração. Não fique tanto à espera do que vem de fora. Pode ser que nunca venha e a frustração pode dominar seu ser. Inspire-se nos amores que carrega, na vida que ainda é tanta, que tanto resta. Um coração inspirado pode mudar o mundo, mudar a vida das pessoas.

Inspirar é doar-se, é entregar-se ao outro com senso de cooperação, de solidariedade, de amor ao próximo. Escute a voz do vento, deixe o tempo dizer a coisa certa, inspire-se no ar, no sorriso alheio, no amor que pode empreender no mundo! É inspirador o por do sol, que vai embora mais lindo que tudo, despedindo-se em cores fortes, para voltar inteiro, só para nós, no outro dia. É inspiradora a nuvem que deixa de ser nuvem para jorrar vida em nossas cabeças, para fazer brotar, para vicejar a flor. É inspiradora a sua fé, o seu desejo de ir além, de superar as barreiras e a si próprio. Assim, sabe o dia ideal para correr atrás de seus sonhos? Hoje. Por isso, prepare o terreno, crie condições para que aconteça, não fique esperando inerte, parado, estacionado no tempo. Coloque-se a caminhar.

É isso aí!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here