Alex Freitas é jornalista e consultor político. Diretor do jornal Correio da Região.

Como um prefeito ou prefeita deve governar uma cidade? Em Frutal, dona Maria Cecília acha que é com mão de ferro, assim como faziam os coronéis das antigas! Por aqui, se não seguir a cartilha da dona Maria, a coisa se complica, mas na versão com o delegado regional, ela deu com os burros na água! Frutal caminha a passos largos para o fundo do poço!

O Governo de Maria Cecília e Antonio Heitor, que prometia EXPERIÊNCIA EM DOBRO, fez propaganda enganosa, e entregou a população o DESGOVERNO EM DOBRO! E O que não falta em Frutal são problemas que prejudicam a comunidade! A saúde foi terceirizada, e hoje a população sofre nas filas, sofre com falta de médicos e com cirurgias que nunca estão disponíveis. Os dramas na espera de um simples exame ou consulta com especialista pioraram muito, e falta até mesmo medicamento, e o pior, faltam remédios considerados básicos na Rede Pública.

E pacientes com doenças crônicas, como a diabetes, por exemplo, são os que mais sofrem com o descaso do Governo de Dona Maria! A saúde de Frutal afundou de vez, e o que já era ruim, conseguiu se superar! Mas não é só na Saúde que Frutal agoniza: Com a chegada das chuvas os buracos triplicam, tudo isso porque não se fez nenhum trabalho antes, ou seja, não houve operação tapa buracos antes das chuvas, e agora a cidade vai pagar o preço pelo descaso da dona Maria e do seu Antonio, o vice-prefeito que não consegue ser secretário de Obras!

Para piorar ainda mais, a senhora prefeita de Frutal abriu guerra contra os professores da Rede Municipal, e se nega de forma veemente a pagar o piso nacional dos profissionais da educação, que é garantido por Lei! Isso mesmo! A prefeita de Frutal não quer sequer pagar o que é garantido na Lei para os professores! Aliado ao péssimo governo que conduz em Frutal, a prefeita Maria Cecília, ainda tem a pífia atuação de sua irmã, a vereadora Ana Claudia na Câmara de Frutal. Ali a coisa é feia! Sem nenhum preparo e totalmente descoordenada, Ana Claudia quer ser um trator e tenta passar por cima de todos, porém, não compreende que quem mais perde com isso é a irmã prefeita.

Só nesse ano, Ana Claudia foi vaiada pelo público por diversas vezes, e levou muitas “surras” de argumento no Plenário da Câmara de Frutal! Lamentável e muitas vezes chega a ser cômico! A situação é tão decadente, que vereadores da base da própria prefeita lamentam a atuação de Ana Claudia, e admitem que a situação da prefeita dona Maria piorou muito com a presença da irmã na Câmara! Pior, só Ana Claudia que não enxerga!

Além disso, o governo de Maria e Antonio é cercado de trapalhadas e muito coronelismo. Diversos puxa sacos, nomeados em cargos de comissão na Prefeitura de Frutal, pela prefeita e pelo seu vice, ameaçam pessoas, ameaçam servidores e praticam a política do CURRAL ELEITORAL! Hoje é normal em Frutal, a coação e o autoritarismo, e agora a prefeita quer até transferir o delegado regional, quase que a força!

Mas o pior (para ela claro) da história, é que a prefeita não teve moral, e muito menos força para tanto, e ainda foi caguetada pelo deputado federal Aelton Freitas! Parece trágico, se não fosse cômico, mas a tal da “madrinha” está em decadência, mas não percebe isso, e ainda vive em seu próprio mundo de ilusões, criado por ela e pelo vice Antonio Heitor, e sustentados por uma dúzia de puxa sacos que querem continuar pregados as TETAS!

Caminha para um triste fim o reinado do assistencialismo, que tantos prejuízos causou a Frutal e ao seu povo! Dona Maria e seu Antonio se apegam ao chamado MUNDO DE OZ! A prefeita Maria Cecília foi ao deputado Aelton Freitas e solicitou o afastamento do delegado Regional Cézar Felipe Colombari da Regional de Frutal. A intenção da prefeita era justamente “fazer uma média” com os vereadores que foram presos na famosa “Operação Dejavu”, e depois ficaram afastados da Câmara por 6 meses, além de Josimar Ferreira Campos, afastado de seu mandato pela Justiça sob suspeita de irregularidade em empréstimo consignado no pouco período em que presidiu a Câmara de Frutal!

A prefeita, e os vereadores, muitos deles já condenados pela Justiça de Frutal, queriam o delegado regional fora do caminho, mas não imaginavam que a Comunidade local, e que autoridades regionais conseguiriam se mobilizar da forma como foi! Que vergonha para uma prefeita: atuar junto a deputados em favor de vereadores que são alvos da Polícia e da Justiça! Qual o interesse de dona Maria em tirar o delegado do caminho? Não! Ela não respondeu, e correu do assunto como um rato corre do gato!

A omissão prevaleceu mais uma vez! A comunidade não aceitou a imposição de Maria Cecília, a região mostrou a cara, e todos os prefeitos e vice-prefeitos, e vereadores da Comarca de Frutal, mais Itapagipe, assinaram um manifesto em favor da permanência do delegado regional. Quem não assinou? Sim, eles mesmos, dona Maria, seu Antonio, Ana Claudia e a trupe de vereadores que formam o bloco de situação na Câmara, sendo que 70% deles estão “enrolados” com a Justiça! Mas dessa vez a poderosa prefeita teve que amargar a derrota, e os paus mandados também! Todos eles!

A coisa ficou tão feia, que o deputado federal Aelton Freitas foi a um jornal de Uberaba e jogou toda a culpa em dona Maria, e o deputado estadual Arnaldo Silva, já tratou de dar entrevista em rádio de Frutal, negando qualquer participação sua. A prefeita foi abandonada pelos deputados do seu próprio partido, e com isso teve que sair de cena, de forma vergonhosa, de fininho, e a única alternativa encontrada foi ficar calada! Senão piorava ainda mais a sua triste situação nesse episódio, ou seja, teve que engolir seco e ainda ficar calada!

A definição melhor seria “Chupou a laranja, tem que engolir o bagaço”. Parabéns a Comunidade, que demonstrou força e união para derrotar o coronelismo que a senhora prefeita tentou impor! Parece que o coronelismo está chegando ao fim, e assim como diversos coronéis, o próprio tempo se incube de acabar com o autoritarismo. Frutal começa a sonhar com um novo tempo! Está chegando a hora de acabar com a Velha Política!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here