Já é de conhecimento comum que o WhatsApp lançou o mesmo aplicativo voltado aos negócios. O Business foi modificado para atender as demandas das empresas, além dos profissionais independes.

Todo esse público já utilizava o programa comum p ara se comunicar com seus clientes e contatos. Agora, a empresa criou a versão, digamos, profissional. E a intenção foi de aproximar clientes e empresas.

 

Para elucidar algumas dúvidas sobre essa “nova” plataforma, o Alô Frutal procurou a Farol Assessoria e Marketing para responder alguns questionamentos sobre isso.

A diretora da Farol – a publicitária Ana Cris Marques – trouxe nessa entrevista algumas análises importantes sobre o uso dessa ferramenta no comércio local. Para ela, nessa região, onde ainda se depende muito do contato pessoal, esse tipo de comunicação pode dar ao setor uma melhor aproximação com seu cliente.

Além disso, a versão Business pode, e deve, ser usado pelas pequenas empresas com mais frequência como; Lojas, lanchonetes, pizzarias e escritórios.

A publicitária da Farol – no entanto – faz uma ressalva quanto ao uso dessa ferramenta. Para ela, muitas empresas em Frutal não estão prontas para esse novo momento; “Infelizmente muitas empresas não estão”.

Leia a entrevista completa;

Muito tem se falado nesse aplicativo voltado exclusivamente para os “pequenos” negócios. O que ela realmente tem de atrativo?

Com o Whatss Business, as empresas terão um perfil comercial onde será possível adicionar horário de atendimento, mensagens automáticas de boas vindas, ausência e respostas automáticas. Além de dados como endereço, telefone, email e site da empresa.

Também será possível criar categorias e acessar estatísticas de mensagens. É uma forma de facilitar o controle de demandas por este aplicativo e de melhorar o relacionamento direto com o cliente.

A Farol trabalha muito com as plataformas online no comércio local, principalmente. Que tipo de perfil empresarial essa ferramenta pode atender?

O Whatsapp Business atenderá principalmente as empresas que realizam atendimento pelo aplicativo. Lojas, lanchonetes, pizzarias, escritórios e muitos outros que tem este app como um importante canal de atendimento.

Qual a mensagem que a empresa passa aos clientes quando adota esse modelo de comunicação?

Com certeza passa uma mensagem de profissionalismo, pois com as ferramentas de mensagens automáticas, facilitará muito o dia a dia do atendimento.

Eu digo muito aos nossos clientes que, quando se abre um canal de comunicação, é necessário que ele FUNCIONE. Quando uma empresa coloca o whatsapp como um canal de atendimento, é inadmissível que o cliente seja ignorado ali. Em tratando-se de um aplicativo de mensagens instantâneas (no caso do WPP), esperar mais de 30 minutos por uma resposta passa a imagem de ‘descaso’ da empresa com aquele cliente. Ninguém gosta de ser ignorado, em casos comerciais isso é ainda mais grave, pois pode ferir de forma irreversível o relacionamento empresa-cliente.

As empresas da região, sobretudo as frutalenses, estão prontas para esse novo momento?

Infelizmente muitas empresas não estão. Quando se cria um novo canal de atendimento é necessário ter uma pessoa responsável por ele e o que se vê hoje é que isso não acontece, talvez por redução de custos, etc. Eu mesma já recebi resposta de empresas com mais de 1h após o envio da mensagem. Logo, se a empresa não tem estrutura para acrescentar um canal on line de atendimento, é melhor que não o tenha. Antes não ter, do que ter e não satisfazer o cliente que ali está.

Creio que grande parte das empresas já adotou o aplicativo como um meio de comunicação com o cliente, utilizando-se de listas de transmissões ou mesmo criando grupos no app. Por isso é aconselhável que as empresas que já usam o whatsapp normal, façam a migração, pois as ferramentas são melhores para os negócios.

Elas já estão adotando esse modelo?

Alguns clientes nossos já fizeram a migração e gostaram. Porque em termos de usabilidade, nada mudou. Apenas temos mais ferramentas à nossa disposição.

Automatizar o atendimento, como prevê essa ferramenta em específico, pode trazer riscos?

Pode sim, por isso é importante ter uma pessoa responsável por este atendimento, pois assim ele não fica tão automatizado, o que para nossa realidade frutalense ainda não é admissível. As pessoas fazem questão do trato pessoal, querem se sentir importantes para quem fala com elas.

É importante se dizer que o whastapp business veio para somar, para melhorar o atendimento e não para substituir quem está no comando das mensagens.

Quais os cuidados que se deve ter?

Destinar uma pessoa responsável para administrar as mensagens. Pois assim ela pode tratar com individualidade cada caractere digitado.

“Alguns clientes nossos já fizeram a migração e gostaram. Porque em termos de usabilidade, nada mudou. Apenas temos mais ferramentas à nossa disposição”.

 

Nas pequenas empresas nem sempre há uma pessoa destinada ao atendimento 24 horas por dia. O que fazer para não deixar um cliente, ou potencial cliente, no chamado “vácuo”?

Essa é a grande sacada do WPP Business. Você consegue programar mensagens automáticas de ausência. Por exemplo, se a empresa fecha aos finais de semana. Qualquer pessoa que enviar uma mensagem naquele período, receberá a resposta de que não há atendimento naquele horário.

Já sabemos os valores que esse aplicativo agregará as marcas. E para o cliente, o que muda?

Melhora a comunicação e o relacionamento com as empresas. Ele não ficará mais no ‘vácuo’ quando não tiver ninguém ‘do outro lado da linha’, o que é um constante motivo de reclamação.

Algo mais?

Aquelas empresas que não tem um celular disponível para atendimento, com o Whatsapp Business também é possível criar um conta com um telefone fixo. Para saber mais é só entrar no site oficial do whatsapp e saber mais.

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