Balabanner

Fiocruz recebe nova remessa de insumo para produção de vacina

Remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo-IFA chegou no final da tarde do sábado e a produção será retomada na terça-feira, para fabricar cerca de doze milhões de doses

Por João Cerino em 23/05/2021 às 14:00:00

A Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz recebeu mais uma remessa de Ingrediente FarmacĂȘutico Ativo-IFA, insumo mais importante para a produção da vacina contra a Covid-19. O carregamento desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no final da tarde do sĂĄbado, 22. Com a nova entrega, poderão ser fabricadas aproximadamente doze milhões de doses, o que assegura os repasses previstos ao Programa Nacional de Imunização-PNI até a terceira semana de junho.

Segundo a Fiocruz, a produção, que foi interrompida na quinta feira, 20, serĂĄ retomada na terça-feira, 25. Vinculada ao Ministério da SaĂșde, a Fiocruz é responsĂĄvel pela produção da vacina da farmacĂȘutica Oxford-AstraZeneca, a Covishield. A vacina foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacĂȘutica inglesa AstraZeneca. Ainda no ano passado, essa parceria firmou um acordo para transferĂȘncia de tecnologia com a instituição brasileira.

A vacina jĂĄ possui o registro definitivo na AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria-Anvisa e estĂĄ sendo usada no controle da pandemia, seguindo os critérios do PNI. Os primeiros lotes da vacina que chegaram em janeiro ao paĂ­s foram importados da Índia.

A fabricação em larga escala no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz-Bio-Manguinhos teve inĂ­cio em março. No entanto, o IFA ainda estĂĄ sendo importado. No inĂ­cio desse mĂȘs, a Anvisa deu aval para que a Fiocruz também possa fabricar o insumo. Assim, a expectativa é de que, nos próximos meses, a produção da Covishield esteja 100% nacionalizada.

Até o momento, a Fiocruz jĂĄ entregou ao PNI mais de 41 milhões de vacinas para distribuição aos estados e municĂ­pios. A Ășltima remessa, de 6,1 milhões de doses, foi repassada no dia 21, sexta-feira.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro