Balabanner

Estado disponibilizou medicamentos do kit intubação para 91 hospitais

Governo está adquirindo uma grande quantidade de sedativos para lidar com possível aumento da demanda

Por João Cerino em 01/06/2021 às 11:57:57

Um dos medicamentos distribuídos pelo governo mineiro

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais-SES-MG disponibilizou, a partir da sexta-feira, 28 de maio, 91.340 unidades de Fentanil, Midazolan e Atracúrio para 91 unidades hospitalares em 69 cidades do estado. Os insumos são direcionados às instituições que se encontram com níveis considerados críticos de disponibilidade destes medicamentos.

Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da Covid-19, sendo que o Fentanil e o Midazolan foram adquiridos pelo Governo de Minas e o Atracúrio pela União. O Fentanil é suficiente para uma cobertura de dez dias, o Atracúrio supre a necessidade para três e o Midazolan, para dois dias.

Esta é uma ação preventiva para lidar com um possível aumento de consumo de sedativos, segundo o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, explicando que o Governo de Minas está adquirindo uma grande quantidade de sedativos para que não ocorra desabastecimento e haja estoque de retaguarda. "O Estado já comprou quase 800 mil ampolas de Fentanil, sedativos que já estão sendo disponibilizados periodicamente aos hospitais. A expectativa é que, a partir da próxima semana, a gente receba mais 200 mil itens", assinalou Izidoro. Segundo ele, parte dos produtos foi adquirida no mercado internacional.

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais-Cosems-MG, faz um levantamento periódico da quantidade dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O monitoramento é feito a partir da auto-declaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG. A relação de medicamentos deste lote inclui Fentanil com 50.550 itens, Midazolan com 22.140 e Atracúrio, com 18.650 unidades, totalizando 91.340 unidades dos medicamentos.

Fonte: Agência Minas

Comunicar erro