Farol

Minas Gerais adota mais restrições na Onda Vermelha

Frutal está em uma das cinco macrorregiões classificadas como cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis

Por João Cerino em 04/06/2021 às 09:19:06

O Comit√™ Extraordin√°rio Covid-19, que se reuniu na manh√£ desta quinta-feira, 3 de junho, recomendou que o governo de Minas Gerais tome medidas ainda mais restritivas a partir de domingo, dia 6, em cinco macrorregi√Ķes do estado. O governo sinalizou que vai intervir das regi√Ķes Tri√Ęngulo do Sul, da qual Frutal faz parte, além da Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul, que j√° estavam na Onda Vermelha. Estas regi√Ķes do estado foram consideradas como cen√°rios epidemiológico e assistencial desfavor√°veis, o que aponta para um momento crítico da pandemia.

A classifica√ß√£o de uma macrorregi√£o nestes cen√°rios é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situa√ß√£o da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em que os territórios em onda vermelha passam por an√°lise ainda mais minuciosa dos indicadores Incid√™ncia e Espera por Atendimento, para identificar as tend√™ncias de piora na transmiss√£o da doen√ßa e na ocupa√ß√£o de leitos e possíveis filas.

O secret√°rio de Saúde, médico F√°bio Baccheretti, explicou que o momento ainda é de incid√™ncia alta da Covid-19 no estado. "Esta grada√ß√£o dentro da Onda Vermelha é importante, pois estamos em um momento heterog√™neo da pandemia no estado, com cen√°rios diferentes, porém críticos. Dentro destas diferen√ßas, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde", explicou.

A combina√ß√£o dos indicadores Incid√™ncia e Espera por Atendimento resulta na classifica√ß√£o dos cen√°rios, que podem variar entre Epidemiológico Desfavor√°vel, Assistencial Desfavor√°vel ou Assistencial e Epidemiológico Desfavor√°vel. As medidas que passam a vigorar, a partir de domingo, ser√£o a proibi√ß√£o de eventos com atrativos culturais e naturais, proibi√ß√£o de academias, clubes e sal√Ķes de beleza e restri√ß√Ķes no setor de alimenta√ß√£o em bares e restaurantes limitados até 19h00 e após este hor√°rio apenas delivery, sem retirada em balc√£o.

Com a delibera√ß√£o, o estado ter√°, a partir de domingo, 11 macrorregi√Ķes na Onda Vermelha e tr√™s na Onda Amarela, fase intermedi√°ria do Plano Minas Consciente, que foi criado para a retomada gradual e segura das atividades econômicas. Segundo dados extraídos na quinta-feira, dia 3, às 7h50, havia 250 pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 que aguardavam por interna√ß√£o em leitos de UTI em Minas Gerais.

Veja como fica a situação de Minas gerais a partir de domingo


Fonte: Com informa√ß√Ķes da Ag√™ncia Minas

Comunicar erro
Revista Atual