Balabanner

Minas Gerais adota mais restrições na Onda Vermelha

Frutal está em uma das cinco macrorregiões classificadas como cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis

Por João Cerino em 04/06/2021 às 09:19:06

O Comitê Extraordinário Covid-19, que se reuniu na manhã desta quinta-feira, 3 de junho, recomendou que o governo de Minas Gerais tome medidas ainda mais restritivas a partir de domingo, dia 6, em cinco macrorregiões do estado. O governo sinalizou que vai intervir das regiões Triângulo do Sul, da qual Frutal faz parte, além da Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul, que já estavam na Onda Vermelha. Estas regiões do estado foram consideradas como cenários epidemiológico e assistencial desfavoráveis, o que aponta para um momento crítico da pandemia.

A classificação de uma macrorregião nestes cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em que os territórios em onda vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.

O secretário de Saúde, médico Fábio Baccheretti, explicou que o momento ainda é de incidência alta da Covid-19 no estado. "Esta gradação dentro da Onda Vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde", explicou.

A combinação dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento resulta na classificação dos cenários, que podem variar entre Epidemiológico Desfavorável, Assistencial Desfavorável ou Assistencial e Epidemiológico Desfavorável. As medidas que passam a vigorar, a partir de domingo, serão a proibição de eventos com atrativos culturais e naturais, proibição de academias, clubes e salões de beleza e restrições no setor de alimentação em bares e restaurantes limitados até 19h00 e após este horário apenas delivery, sem retirada em balcão.

Com a deliberação, o estado terá, a partir de domingo, 11 macrorregiões na Onda Vermelha e três na Onda Amarela, fase intermediária do Plano Minas Consciente, que foi criado para a retomada gradual e segura das atividades econômicas. Segundo dados extraídos na quinta-feira, dia 3, às 7h50, havia 250 pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 que aguardavam por internação em leitos de UTI em Minas Gerais.

Veja como fica a situação de Minas gerais a partir de domingo


Fonte: Com informações da Agência Minas

Comunicar erro