Balabanner

Dia 5 de junho é para se pensar no meio-ambiente

Data foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 5 de junho de 1972

Por João Cerino em 05/06/2021 às 07:00:00

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, data que definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 5 de junho de 1972, na abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia, é apresentado um tema a cada ano para que governos, empresas e cidadãos promovam manifestos e medidas de preservação do meio ambiente. Neste ano, o tema Reimagine. Recrie. Restaure reforça a urgência da restauração dos ecossistemas, tanto terrestres quanto marinhos, amplamente danificados pela ação humana. Um dos mais urgentes é o controle e diminuição do aquecimento global e suas várias consequências até o fim desta década.

As Nações Unidas estabeleceram como meta reduzir as emissões de gases de efeito estufa em quase metade até 2030 e, assim, manter o aquecimento global em menos de 2 graus centígrados. Para chegar a esse objetivo é necessário isso, recuperar os ecossistemas e promover a descarbonização das economias, com redução de fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis e outros recursos poluentes.

Tais ações de recuperação ambiental são consideradas pela ONU como medidas para promover a erradicação da pobreza e combater as mudanças climáticas para prevenir uma extinção em massa da espécie humana.

Comunicar erro