Balabanner

Minas Consciente ajusta regras para Onda Vermelha e Dia dos Namorados

As mudanças nas regras valem para academias, clubes e salões de beleza, mas bares e restaurantes terão autorização especial a partir desta sexta-feira

Por João Cerino em 11/06/2021 às 10:45:35

O Comitê Extraordinário Covid-19 definiu nesta quinta-feira, 10/6, alguns ajustes para regras da Onda Vermelha alterada pela condição "Cenário Assistencial e Epidemiológico Desfavorável", categoria que estabelece restrições mais rígidas dentro dessa mesma fase do Minas Consciente. A partir desta sexta-feira, 11 de junho, haverá permissão para funcionamento de academias, clubes e salões de beleza, além de autorização especial para bares e restaurantes no fim de semana do Dia dos Namorados, mantendo as medidas sanitárias indispensáveis de prevenção ao vírus.

Com as deliberações, doze macrorregiões do estado estarão na Onda Vermelha, enquanto Triângulo do Norte e Vale do Aço permanecem na Onda Amarela. As alterações foram para as macrorregiões Norte, que regrediu da amarela para a vermelha e Triângulo do Sul, que deixou o Cenário Desfavorável e agora se enquadra nas regras básicas da Onda Vermelha.

As macrorregiões do Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro-Sul continuam consideradas em Cenários Epidemiológico e Assistencial Desfavoráveis, o que aponta que a situação da pandemia continua crítica.

A classificação de uma macrorregião nestes cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em que os territórios em Onda Vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.

A partir das novas definições, válidas a partir desta sexta-feira, 11, a Onda Vermelha com Cenário Desfavorável passa a permitir o funcionamento de academias, clubes e salões de beleza até às 19h00, mediante agendamento prévio e aferição de temperatura do público na entrada do ambiente. O uso de máscaras permanece obrigatório, bem como a higienização constante das mãos e demais medidas de prevenção, como o distanciamento social.

Outra mudança específica será válida apenas para o período de 11 a 13 de junho, quando bares e restaurantes das macrorregiões na Onda Vermelha mais restritiva por conta do Cenário Desfavorável poderão funcionar com atendimento até 22h00, excepcionalmente devido ao Dia dos Namorados. A Secretaria de estado da Saúde reforça que "os equipamentos de alimentação poderão funcionar nas macrorregiões que se encontram na Onda Vermelha em Cenário Desfavorável até as 22h00, contando que sigam as regras sanitárias."

Passado este fim de semana, o funcionamento de bares e restaurantes volta a ser limitado até 19h00, sendo permitido somente o delivery após esse horário, sem possibilidade de retirada de alimentos e bebidas no balcão. Outros eventos e atrativos naturais e culturais, como festas e shows, permanecem proibidos, segundo as determinações do Comitê Extraordinário.


NOTA DA REDAÇÃO - Estas regras foram implantadas pelo estado, ou seja, elas vêm do governo de Minas Gerais e valem para o estado onde os prefeitos não emitirem seus decretos, de acordo com cada realidade.

No caso de Frutal, o último decreto já regulamentou como vai ser o funcionamento e é ele que será seguido. Você pode saber como fica o funcionamento de comércio e outros estabelecimentos em Frutal revendo a matéria sobre as normas estabelecidas clicando aqui.


* Esta matéria sobre as alterações em Minas Gerais foi atualizada pela Agência Minas às 13h00 do dia 10 de junho, mas o Comitê Covid se reúne semanalmente e pode haver mudanças nas normas em casos excepcionais.

Fonte: Agência Minas

Comunicar erro