Balabanner

Agência nega autorização de uso emergencial do Avifavir para Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária negou o pedido de autorização temporária para uso emergencial do medicamento

Por João Cerino em 22/06/2021 às 21:04:43

A AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria negou, neste dia 22, o pedido de autorização temporĂĄria para uso emergencial do medicamento Avifavir, substância favipiravir, no tratamento antiviral de pacientes hospitalizados com Covid-19. A decisão unânime foi tomada durante a 12ÂȘ reunião pĂșblica da Diretoria Colegiada-Dicol, nesta terça-feira.

Segundo a relatora, a diretora da agĂȘncia Meiruze Freitas, o remédio não atende às expectativas da agĂȘncia quanto aos requisitos mĂ­nimos de segurança e eficĂĄcia no contexto do uso emergencial. "A Anvisa deve usar de todas as vias possĂ­veis para fazer com que novos tratamentos estejam disponĂ­veis para os pacientes o mais rĂĄpido possĂ­vel. Entretanto, não se pode autorizar o uso de um medicamento que não demonstrou benefĂ­cio clĂ­nico no tratamento da Covid-19 e ainda pode resultar em riscos à saĂșde dos pacientes", afirmou Freitas.

A solicitação de autorização de uso emergencial do Avifavir foi feita pelo Instituto Vital Brazil, representante no Brasil do medicamento, fabricado pelas empresas russas API-Technologies LLC e Joint Stock Company Chemical Diversity Research Institute.

Em nota, a Anvisa justificou a decisão afirmando que o medicamento é produzido com matéria-prima ainda não registrada pela agĂȘncia e que nenhuma outra autoridade regulatória de outros paĂ­ses aprovou o Avifavir para o tratamento da Covid-19. Além disso, as ĂĄreas técnicas concluĂ­ram que as limitações, incertezas e riscos da aprovação do uso emergencial do medicamento superariam os benefĂ­cios no eventual tratamento de pacientes.

*Com informações da Ascom/Anvisa

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro