Balabanner

Saiba quais são os tipos de geadas e como ela ocorre

Especialistas orientam como cuidar da criação e das plantações durante o tempo frio

Por João Cerino em 30/06/2021 às 10:23:45

A geada é um fenômeno natural que acontece quando há congelamento dos tecidos vegetais, o que pode provocar a morte das plantas ou de suas partes mais expostas, como folhas, ramos, frutos ou caule. Ela se forma quando há baixa temperatura do ar, que atinge zero graus centígrados e pode acontecer com a formação de gelo sobre os tecidos ou não.

O tempo frio exige cuidados especiais com o gado, pois casos mais intensos podem causar até a perda de animais por causa da queda de temperatura. Segundo o Canal Rural, os médicos veterinários orientam a ficar de olho no clima para tomar medidas de proteção para o gado. A raça nelore, muito comum na região, se dá bem com o calor, mas sofre mais com o frio. As vacas passam ter o cio menor pela temperatura e pela diminuição da pastagem, diminuindo também a quantidade de leite.

O ideal é fazer a suplementação para os animais e bezerros, cuidando ainda da queda qualidade do capim, que diminui no tempo frio e seco. Também é bom acompanhar as previsões antecipadas do clima e fazer manejo da pastagem com adubação e calagem, além de limitar o número de animais por piquete, cuidando ainda de fazer silos para o período frio, pois a reserva garante o alimento. O capim Napier é indicado por ser básico para o gado e ter um porte que garante o volume da silagem.

Na agricultura, o combate à geada também não é fácil e nem sempre é possível, porque algumas soluções são caras. Para minimizar os efeitos da geada na lavoura, o livro Meteorologia Agrícola, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-Esalq, que é uma unidade da Universidade de São Paulo-USP, situada em Piracicaba, recomenda várias intervenções, como o planejamento do local e semeadura, analisando os dados climáticos do local e a variedade a ser cultivada, possibilitando escolher locais e época de plantio mais adequadas para se evitar as geadas.

A utilização de variedades resistentes ao frio também pode ser uma opção, pois possibilita a escolha daquelas mais adequadas para a região. A nebulização artificial da atmosfera é um processo mais caro, mas aplica neblina artificial sobre a cultura de modo a reduzir a perda de calor pela superfície da planta, evitando o resfriamento intenso. A irrigação com água por aspersão na cultura durante a noite da geada em uma taxa de 2 a 6 milímetros por hora ajuda, pois, quando a água congela, libera calor latente, reduzindo o resfriamento.

O uso de coberturas protetoras com matérias plásticas que proporcionam condições microclimáticas adequadas para os cultivos em épocas de ocorrência de geada também é recomendado, embora se torne muito caro em áreas mais extensas. A ventilação forçada, usando grandes ventiladores acima da cultura só é aplicável em pequenas áreas planas também por conta do custo.


TIPOS DE GEADA


O professor mestre Rodolfo Alves Pena esclarece que as geadas são um fenômeno muito conhecido pelo produtor rural, frequente nos estados de Minas Gerais em sua região sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo ele, os tipos de geada são definidos de acordo com a sua formação ou pelo aspecto visual.

A geada de radiação ocorre quando há resfriamento intenso da superfície por perda de energia em noites de céu limpo, que inibe a formação de nuvens no céu facilitando a perda de calor da superfície para a atmosfera.

A geada mista é uma situação em que ocorrem entrada do ar frio e seco sobre a região favorecendo intensa perda de calor durante a noite.

Geada de canela é provocada pelo vento que sopra morro abaixo em noites de frio intenso, onde o vento congela a seiva que passa pelo caule das plantas próximo ao solo, causando cor escura.

A geada negra ocorre quando a umidade do ar está baixa e a perda de calor é intensa, causando um forte resfriamento a ponto de chegar a temperatura mortal da planta.

A geada branca ocorre quando o frio intenso à noite causa congelamento sobre as plantas, com formação de gelo.


AGRAVANTES


A agrometeorologista Amanda Balbino diz que algumas situações podem agravar a geada, pois facilitam o acúmulo de ar frio. Ela recomenda evitar que a vegetação feche completamente a saída da bacia hidrográfica, diminuindo frações da mata ciliar para que o ar frio passe entre as árvores e evite se acumular na área destinada a plantio de culturas perenes.

A vegetação de porte baixo mais próxima aos cursos de água favorece o escoamento de ar frio pela encosta e, para evitar isso deve-se plantar árvores e arbustos nas beiradas do campo.


DIFERENÇAS


Vamos listar agora as diferenças entre neve, geada e granizo. A neve é a queda de água do céu em forma de gelo, que acontece por conta do congelamento direto do vapor d'água suspenso na atmosfera. A geada é a formação e acúmulo de gelo sobre a superfície, plantas e objetos expostos. A geada branca, mais comum, congela somente a área superficial, enquanto a geada negra, que se manifesta em temperaturas menores, é mais forte e pode resultar na morte de plantas.

A diferença entre neve e geada é o fato de a neve se formar pelo congelamento do vapor de água em altitudes mais elevadas para depois cair, ao passo que a geada se forma muito próxima ao chão. O granizo também acontece pelo congelamento do vapor de água, mas de forma muito rápida, o que causa a queda de gelo em pedaços que, normalmente caem em conjunto com a chuva.

Existem ainda precipitações semelhantes à neve e ao granizo. O sincelo é o congelamento de gotas de água após contato com superfícies muito frias ou congeladas e costuma acontecer em nevoeiros. A escarcha é um processo semelhante ao sincelo, com a diferença de ser mais brando e ocorrer em situações de neblina.

Fonte: Pesquisa da redação

Comunicar erro