Balabanner

Frutal registrou baixas temperaturas e formação de geada na madrugada

As temperaturas variaram entre -0,7 a 7,9 graus durante a madrugada deste dia 30

Por João Cerino em 30/06/2021 às 10:28:16

As imagens desta matéria são das regiões de Aparecida de Minas, Douradinho, Córrego Alegre, Planura e Conceição das Alagoas. As imagens são de autores variados e foram compartilhadas gentilmente pelo

Com a baixa das temperaturas, que ocorreu na região de Frutal e numa área de 150 quilômetros ao redor, a preocupação dos agricultores e criadores é sempre com relação aos efeitos que o frio vai ter sobre a plantação e também com os seus animais. A preocupação com a ocorrência de geada na zona rural do município de Frutal começou há dois dias, quando o Instituto Nacional de Meteorologia anunciou a diminuição de temperatura em uma extensa faixa do Brasil por conta de uma massa de ar polar que está circulando vinda do sul do país.

A diminuição das temperaturas na madrugada deste dia 30 de junho levantou a possibilidade da ocorrência de geadas e, em consulta a alguns produtores rurais, soubemos que realmente houve alguns pontos de formação desse fenômeno por várias regiões do município, como informou o proprietário rural Adário da Mata, que mantém um acompanhamento constante do clima para orientar as suas atividades. "Acredito que, pelos relatos aqui, que na maioria das regiões caiu um pouco de geada, com menor ou maior intensidade", afirmou ele.

Claudinei Ângelo também confirmou que, em seu sítio, perto de Pradolândia, houve uma pequena formação de geada e Adário confirmou ter recebido informações de que, na região do Córrego Alegre também houve geada. Citando um gráfico da Usina Cerradão, com base em monitoramento de pontos estratégicos, ele apontou também que diversas regiões rurais de Frutal tiveram temperaturas baixas, variando entre a temperatura negativa de -0,7 até 7,9 graus.

Saiba mais como a geada acontece e como diminuir seu efeito nas plantas e com a criação.




Fonte: Pesquisa da redação e colaboradores

Comunicar erro