Balabanner

Secretaria contesta matéria da Folha de São Paulo

Secretaria esclareceu que o caso citado na matéria é o mesmo que havia sido explicado em 28 de abril passado

Por João Cerino em 02/07/2021 às 18:24:55

Caso foi explicado em 28 de abril de 2021

A Prefeitura de Frutal divulgou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uma nota à imprensa relacionada à matéria divulgada nesta sexta-feira, 2 de julho, pela Folha de São Paulo, onde o jornal menciona que Frutal está na lista dos municípios que teriam aplicado doses de vacina vencidas. A matéria diz que se aplicaram quatro doses de vacina contra a Covid-19 vencidas, mas a Secretaria de Saúde de Frutal esclareceu que duas das doses citadas na reportagem são as mesmas que haviam sido noticiadas em matérias divulgadas no dia 28 de abril deste ano pela imprensa, no caso pelo jornal O Tempo.

A nota menciona que, na época, foi esclarecido pela Prefeitura de Frutal e pela Secretaria Municipal de Saúde que se tratava de um erro de digitação e que não foi possível fazer a devida correção no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização-SIPNI do Ministério da Saúde.

Já em relação às outras duas doses de vacinas supostamente vencidas que também são citadas na matéria, a Secretaria de Saúde informa se tratar da mesma falha, ocorrida anteriormente, no mês de abril.

Sendo assim, a Secretaria de Saúde entrou em contato com a equipe responsável e foi informada de que não está sendo possível visualizar a falha porque o sistema do SIPNI não está gerando relatório em níveis municipal e estadual e, assim que o relatório for gerado, o erro será devidamente corrigido.

A Prefeitura orienta o usuário que tiver dúvida a conferir no Cartão de Vacina onde consta a data da aplicação da dose e o vencimento da vacina. Além disso, ele poderá procurar a coordenação da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para os devidos esclarecimentos.


- Confira a matéria publicada no dia 28 de abril deste ano. -

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde

Comunicar erro