Balabanner

Minas recebeu autorização para importar a vacina Sputnik V

Governador Romeu Zema comemorou a aprovação da Anvisa para compra de até 428 mil doses do imunizante

Por João Cerino em 04/07/2021 às 11:07:34

Imagem: Gamaleya National Center / Divulgação

O Governo de Minas darĂĄ continuidade ao processo de importação da vacina russa Sputnik-V após a autorização para a compra do imunizante, que foi concedida em carĂĄter excepcional pela Diretoria Colegiada da AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria-Anvisa e comunicada na sexta-feira, 2 de julho. Minas Gerais deverĂĄ realizar a aquisição de até 428 mil doses do imunizante, o que permitirĂĄ desenvolver um importante avanço na maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

O governador Romeu Zema comemorou a aprovação para compra do imunizante e afirmou que o governo estĂĄ negociando a importação de 428 mil doses. "Agora, o Fundo Soberano Russo vai, junto com a Seplag, dar a data da entrega, que eu espero que seja o mais breve possível", afirmou Zema. A quantidade de doses requeridas corresponde à imunização de 1% da população mineira, o que é o limite mĂĄximo estabelecido pela Anvisa.

O pedido de autorização para importação excepcional de doses da vacina Sputnik V foi oficializado pelo estado no mĂȘs de junho. A negociação leva em consideração diversos pontos, como prazo estabelecido para entrega. A importação serĂĄ realizada respeitando condicionantes e assinatura de Termo de Compromisso para o enfrentamento da emergĂȘncia de saúde pública de importância nacional decorrente do surto do novo coronavírus, nos termos da Lei nÂș 14.124/2021.


IMUNIZAÇÃO


Desde 18 de janeiro até o momento, 10.012.418 de doses do imunizante contra a Covid-19 foram aplicadas nos mineiros, sendo 7.282.867 primeiras doses e 2.709.136 segundas doses. Além disso, foram 20.145 vacinados com a dose única da Janssen. Os dados são do Vacinômetro, painel disponibilizado por meio da Secretaria de Estado de Saúde.

Na sexta-feira, dia 2 de julho, as últimas 736.820 doses que chegaram ao estado foram distribuídas para as Unidades Regionais de Saúde para, em seguida, serem entregues aos municípios, a quem cabe a aplicação dos imunizantes. No total, foram recebidas 14.186.644 de doses por meio do Ministério da Saúde.


Fonte: AgĂȘncia Minas

Comunicar erro