Farol

Anvisa alerta para casos de doenças após vacinação contra a Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou comunicado alertando para casos registrados em outros países, como inflamações no músculo cardíaco

Por João Cerino em 09/07/2021 às 22:32:59

A AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa) divulgou comunicado alertando para casos registrados em outros paĂ­ses de inflamaçÔes no mĂșsculo cardĂ­aco e no tecido que envolve o coração em pessoas que foram imunizadas com vacinas contra a covid-19 que usam RNA mensageiro, como a da Pfizer/BioNTech.

Os episódios foram identificados por autoridades sanitĂĄrias dos Estados Unidos. O principal órgĂŁo do setor naquele paĂ­s (FDA, na sigla em inglĂȘs) apontou o risco dessas duas doenças (chamadas de miocardite e pericardite), sobretudo entre as pessoas que receberam as duas doses.

Em seu comunicado, a Anvisa destaca que ainda nĂŁo houve registro de situaçÔes como essa no Brasil e que os riscos desse tipo de ocorrĂȘncia é baixo, sendo superado pelos benefĂ­cios da imunização com essas vacinas no combate à covid-19.

A agĂȘncia mantém a recomendação de uso da Pfizer/BioNTech, a Ășnica vacina autorizada até o momento que emprega a tecnologia do RNA mensageiro.

O alerta da agĂȘncia visa chamar a atenção especialmente dos profissionais de saĂșde para que fiquem atentos a esses riscos e atuem no diagnóstico e tratamento, caso estes tipos de complicaçÔes sejam detectadas.

Os sintomas mais comuns, conforme a Anvisa, são dor no peito, falta de ar, palpitaçÔes ou mudanças no ritmo dos batimentos cardíacos.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Revista Atual