Balabanner

Defesa Civil faz alerta para período de incêndios

Consequências da época de queimadas pode ser mais grave neste ano

Por João Cerino em 15/07/2021 às 07:30:00

Fogo às margens da BR-364 - Foto - João Cerino

Frutal está vivendo um dos períodos de seca mais intensos de sua história e essa época pode se estender até setembro, razão pela qual é preciso atuar na prevenção. O fogo devasta grandes áreas verdes e de proteção ambiental todos os anos, além de plantações, mas as queimadas fazem mal à saúde de toda comunidade e também para a fauna e a flora que não forem atingidas pela queimada.

Por conta da necessidade de alertar as pessoas, a Defesa Civil de Frutal está chamando a atenção para as precauções que devem ser tomadas, evitando acender fogueiras em quintais ou terrenos vagos, pois essa atitude, além de ser considerada um problema, é proibido por lei municipal e pode gerar multa, além de uma pena que varia de seis meses a um ano de prisão.

O coordenador da Defesa Civil de Frutal, sargento Fabiano Vieira, diz que o órgão tem realizado vistorias em terremos baldios na cidade, com levantamento de lotes vagos, identificando que há uma incidência muito grande de terrenos que os proprietários não cuidam.

Fabiano informou que todo o levantamento feito sobre lotes problemáticos na cidade foi repassado para a Prefeitura de Frutal. "Tudo isso foi repassado para os setores de Meio Ambiente e para o Planejamento que, por sua vez, deve ser passado para o Ministério Público posteriormente, com a intenção de forçar esses proprietários a realizarem a limpeza dos mesmos".

As principais causas dos incêndios foram elencadas pelo profissional como divididas entre criminais e naturais. De acordo com ele, até mesmo um caco de vidro pode se tornar um causador em potencial de incêndios por refletir o calor do sol. "Mas a principal causa é humana. A falta de sensibilidade das pessoas será consequência agora, que está chegando o período crítico e, infelizmente, não vai ter como atender todos. Mas contamos muito com a ajuda das usinas de nossa região, que fazem o combate aos incêndios de forma muito positiva e nos ajuda muito", finalizou.



Fonte: Com informações de Secom Frutal-MG

Comunicar erro