Balabanner

Chuvas fortes devem atingir 98% de Minas Gerais até o fim do mês

Volume pode ser de até 100mm por dia, com riscos altos para 268 cidades e moderados para 571 delas

Por João Cerino em 19/02/2021 às 06:00:00

Alagamento em Contagem - foto: Jorge Lopes/EM

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia mostra que a ocorrência de pancadas fortes de chuva no final dos dias mais quentes já ameaçam 268 municípios e outros 571 se enquadram na gravidade moderada, com a metade do volume de chuvas e intensidade de ventos. Serão afetadas 839 de 853 cidades mineiras, segundo o Inmet. O acúmulo de chuvas deve durar até o final deste mês, mantendo quase todo o estado de Minas Gerais sob alerta de tempestade.

Na capital, Belo Horizonte, já choveu 302mm só nos primeiros catorze dias do mês, o que situa o volume em 166% da média esperada para o mês, que é de 181,4mm. Segundo a Defesa Civil, a capital está sob alerta de risco geológico, como deslizamento de encostas e desmoronamentos pelo menos até esta sexta-feira, 19/2.

A temperatura deve aumentar em todo o estado, causando as chuvas típicas de verão, que são mais fortes. O cenário pode se agravar a partir de sexta-feira, sobretudo na Zona da Mata e no Leste de Minas Gerais, o que certamente deve causar alagamentos em áreas urbanas.

A área de abrangência destas chuvas se estende sobre o Noroeste, Centro-Oeste e Sul ao Triângulo e Região Central, além da parte do Leste de Minas Gerais até março. O volume de chuvas se torna mais intenso, chegando a atingir 60% acima da média dos últimos dez anos, aumentando também os riscos de chuva entre 30 e 60mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas", informa o Instituto Climatempo, que montou um cenário para esta situação.

Por outro lado, o Norte de Minas e os vales do Jequitinhonha e Mucuri devem enfrentar uma seca mais intensa, com chuvas 40% abaixo do esperado na média dos últimos dez anos. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais-Cedec, relatou que 71 municípios informaram danos por causa das chuvas do período 2020/2021, que vai de outubro e a março, com treze vítimas fatais, nove feridas, 473 desabrigadas, 3.274 desalojadas e 9.359 afetados de outras formas.

Fonte: Com informações de O Estado de Minas

Comunicar erro