Balabanner

Frutal pode ter geada na madrugada

Temperaturas devem variar dos 5 graus até abaixo de zero, que pode formar a geada

Por João Cerino em 29/07/2021 às 14:24:45

Na madrugada deste dia 29, Frutal atingiu a temperatura de 8 graus na área urbana, mas há notícia de temperaturas mais baixas na zona rural, devendo permanecer desta forma até o dia 1º de agosto, quando o frio começa a se dissipar. Pelos mapas dos sites de meteorologia, existe a possibilidade de ocorrer a formação de geadas na zona rural na madrugada deste dia 30, o que ameaça as plantações mais jovens e a produção em si.

Há também previsão de geada no Triângulo Mineiro e extremo sul da região Noroeste. O ar mais seco na retaguarda da frente fria derruba a umidade relativa do ar para algo entre 10 e 30% de acordo com a região do estado. A massa de ar frio e seco também influenciará nas temperaturas mínimas das próximas duas madrugadas, podendo marcar em torno dos 5°C em cidades próximas a Uberlândia.

O boletim de previsões e avisos meteorológicos da Defesa Civil de Minas Gerais deste dia 29 de julho de 2021, que é válido até às 10h00 do dia 30 de julho, informa o avanço da frente fria pela porção centro-norte do estado, aumentando a nebulosidade no Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha, onde provoca chuva fraca entre a tarde de hoje, 29 e a madrugada de amanhã, 30. À medida que a frente fria avança, os ventos no noroeste de Minas Gerais fazem com que a massa de ar frio e seco ganhe mais território e amplie a área com temperaturas mínimas abaixo dos 10 graus na próxima madrugada.

Isso vale para as regiões Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Central, Metropolitana e sul do Vale do Rio Doce. Já no Sul de Minas, Oeste, Campo das Vertentes e sul da Zona da Mata, onde as mínimas estarão em torno de zero graus e até abaixo disso, devendo atingir 5 graus negativos no extremo sul do estado, favorecendo a ocorrência de geada forte e generalizada. Haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas neste dia 29, com capacidade de provocar granizo, vendavais ou chuva torrencial nas regiões próximas a Teófilo Otoni e Governador Valadares, que poderão ter em torno de 20 milímetros, com ocorrência de tempestades isoladas.

Fonte: Defesa Civil, Cedec e Inmet

Comunicar erro