Balabanner

Governo do Estado fará laudos gratuitos para pequenos produtores

Medida é uma das ações da força-tarefa montada pela Emater-MG, vinculada à Seapa, para auxiliar os produtores

Por João Cerino em 31/07/2021 às 17:00:00

Imagem - Emater-MG

Uma força-tarefa foi criada pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Seapa, com a finalidade de dar apoio à busca de soluções para as perdas ocasionadas pelas geadas que vêm atingindo Minas Gerais. Além dos técnicos regionais da empresa, equipes do programa Certifica Minas Café e de coordenadores regionais reforçarão o mutirão. De acordo com a Emater-MG, a produção de laudos a pedido de agricultores e prefeituras será feita gratuitamente para os pequenos produtores, enquanto os médios e grandes precisarão pagar pelo serviço.

O mapeamento da amplitude das lavouras afetadas pela geada não incluirá somente o café, produto mais atingido, mas também a olericultura, fruticultura, floricultura e as pastagens. "Decidimos isentar a cobrança pela elaboração desses laudos para os agricultores familiares, para auxiliar na superação dessa situação de emergência", afirmou o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia. A isenção da cobrança dos laudos para os agricultores familiares atingidos por geadas vai até 30 de setembro de 2021.

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, destaca que os laudos são importantes para que os produtores afetados, que tiveram acesso ao crédito rural, possam ter acesso ao seguro agrícola, à renegociação de suas dívidas e, também, no caso dos cafeicultores, para aqueles que buscam recursos das linhas de financiamento ao amparo do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira-Funcafé. "Temos também atuado junto aos prefeitos com informações das atividades agropecuárias, que são essenciais para a decretação do estado de calamidade ou emergência, neste momento de extrema dificuldade", acrescenta Albanez.

O subsecretário lembra que o café é um produto importante para a economia de mais de 463 municípios. O levantamento da Emater sobre as geadas recentes envolveu 194 municípios e, desses, 167 tiveram incidência em algum nível de impacto nessa cultura. O Sul de Minas foi a região mais atingida, com 77,8% de todos os municípios afetados, seguido pelo Triângulo e Alto Paranaíba, que representou 21% das lavouras prejudicadas, totalizando em torno de 173,6 mil hectares atingidos. "São cerca de 9.500 produtores afetados" detalha o subsecretário.

Na próxima segunda-feira, 2 de agosto, haverá uma reunião coordenada por Seapa, Emater-MG e Epamig para, junto às cooperativas e associações de cafeicultores, avaliar as ações e estratégias conjuntas de apoio aos produtores rurais que tiveram suas atividades atingidas.

A Emater-MG elaborou uma cartilha para os produtores afetados pelas geadas e uma das principais recomendações, neste momento de emergência, é se informar se a área atingida está coberta por seguro agrícola e não realizar nenhuma intervenção na lavoura antes da perícia técnica do profissional habilitado para avaliar os danos.

Para facilitar o levantamento dos prejuízos, é interessante elaborar um desenho, se possível com informações georreferenciadas dos talhões e áreas atingidas, além de registros fotográficos, de preferência com data. No momento, não é indicado realizar nenhum trato cultural, como poda, recepa ou erradicação de plantas.

Já os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais-Epamig, também vinculada à Seapa, divulgaram material elaborado em parceria com a Embrapa, que explica porque as geadas ocorrem e traz recomendações para o levantamento dos danos e ações necessárias.

REUNIÃO

Logo após os primeiros registros de geadas em Minas Gerais, a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, viajou para Alfenas, no Sul de Minas, onde visitou lavouras comprometidas pela geada, fez um sobrevoo na região e participou de uma reunião de emergência para tratar de medidas de apoio aos produtores afetados.

Fonte: Agência Minas

Comunicar erro