Balabanner

Cemig realiza automação do sistema no Triângulo e Alto Paranaíba

Sistema instalado em pontos estratégicos beneficia a população, reduzindo o tempo de restabelecimento

Por João Cerino em 28/08/2021 às 08:00:00


O sistema elétrico de 53 municípios do Triângulo e Alto Paranaíba está recebendo a instalação de 147 religadores e outros equipamentos na rede elétrica de distribuição de energia. As melhorias estão sendo realizadas pela Cemig para garantir a continuidade do fornecimento de energia aos seus clientes. As obras já estão em andamento e devem ser concluídas nos próximos meses, representando cerca de R$ 3,2 milhões em investimentos. Equipamentos fundamentais para a continuidade do fornecimento de energia, os religadores restabelecem o sistema elétrico em caso de perturbações causadas por ações muitas vezes externas ao sistema elétrico.

Cladston da Silva Santana, gerente de Expansão e Manutenção Preventiva da Cemig explica que estas situações são causadas, por exemplo, por colisão de veículos em postes e árvores caídas sobre a fiação. "Nessas situações, o sistema identifica automaticamente o ponto onde houve a interrupção, isola a área danificada e normaliza rapidamente o fornecimento de energia para os clientes." Além de agilizar o restabelecimento de energia, os religadores colaboram para preservar a segurança da população. Em caso de algum defeito, como curto circuito, os religadores automáticos realizam ciclos de aberturas e fechamentos até finalizar o problema.

Em caso de defeito permanente, os religadores ficam ativados para proteger o circuito até a normalização do sistema e religação manual. Modernos e versáteis, os aparelhos possuem tecnologia acessível para redes elétricas urbanas e rurais. "Nas cidades, sua utilização é mais comum em áreas de concentração populacional ou manutenção da vida, como hospitais, garantindo o abastecimento para o maior número de clientes em caso de perturbação transitória na rede elétrica. Em áreas rurais, em que os circuitos são longos e atendem a clientes em sua maioria dispersos, a instalação de religadores agiliza o restabelecimento a esses clientes", informa Cladston.

No ano passado, a Cemig instalou 167 religadores e outros equipamentos na rede elétrica de distribuição de energia no Triângulo e Alto Paranaíba. Aliados a outros investimentos, os resultados começaram a ser percebidos. Em 2020, a empresa alcançou a menor duração de interrupções de sua história, pela primeira vez abaixo de dez horas por ano.

Fonte: Cemig Imprensa Triângulo

Comunicar erro