Balabanner

Polícias mineira e paulista detém quadrilha que roubava máquinas agrícolas

Ação da PC paulista se deu em conjunto com a polícia mineira, prendeu cinco pessoas e um é de Frutal

Por João Cerino em 30/08/2021 às 18:09:26

Uma organização criminosa que causou prejuĂ­zo de mais de dois milhões de reais foi identificada pela PolĂ­cia Civil de Barretos, meio da DIG/DISE, com apoio das polĂ­cias Civil e Militar de Minas Gerais, que desencadeou, na manhã desta segunda-feira, 30, a Operação Rapina, para prender os membros da quadrilha que tinha a sua base no estado de Minas Gerais e praticou diversos furtos e roubos de mĂĄquinas agrĂ­colas no interior de São Paulo. Esta investigação teve inĂ­cio no dia 24 de junho deste ano, quando desconhecidos invadiram uma fazenda na zona rural de Barretos, rendendo os moradores e levando trĂȘs tratores e dois veĂ­culos das vĂ­timas.

Os investigadores paulistas contaram com apoio da PolĂ­cia Militar e da PolĂ­cia Civil de Minas Gerais e passaram a investigar os fatos, até que chegaram a sete suspeitos moradores da cidade de Uberaba e um residente em Frutal, todos suspeitos deste roubo em junho. A partir da identificação, foi possĂ­vel confirmar o envolvimento desses homens em pelo menos outros cinco roubos ou furtos de mĂĄquinas agrĂ­colas ocorridos no interior paulista, sendo um em Barretos, dois em OlĂ­mpia, um em Vista Alegre do Alto e um em Jaborandi.

De acordo com o que foi apurado, os bandidos faziam um levantamento prévio de fazendas e invadiam os locais à noite para furtar as mĂĄquinas agrĂ­colas e, caso encontrassem moradores, os rendiam com emprego de armas de fogo e roubavam as mĂĄquinas, carregando-as em caminhões. A estimativa da PC paulista é que, apenas nos roubos apurados nesta investigação, o prejuĂ­zo das vĂ­timas tenha sido superior a dois milhões de reais. Para evitar que fossem presos em flagrante, eles agiam com auxĂ­lio de empresas de fachada, que emitiam notas fiscais formalmente verdadeiras para legitimarem o transporte das mĂĄquinas até os receptadores.

(Veja vĂ­deo ao final)

AÇÃO

Durante as investigações, por meio da troca de informações entre policiais de São Paulo e de Minas Gerais, um dos membros da organização criminosa foi preso em flagrante na cidade de Pirajuba enquanto carregava, em um caminhão baĂș, um trator que havia acabado de ser roubado na cidade de Jaborandi-SP. As vĂ­timas foram libertadas e o trator devolvido, sendo o caminhão apreendido. Com base nas investigações, a autoridade policial que presidiu o feito solicitou à Justiça de Barretos quinze mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão contra os membros da organização criminosa.

Os mandados foram deferidos pela Primeira Vara Criminal de Barretos, após concordância do Ministério PĂșblico e foram cumpridos nesta segunda-feira. As diligĂȘncias foram realizadas nas cidades de Uberaba e Frutal, sendo todos os cinco investigados presos, com apreensão de duas armas de fogo e dois veĂ­culos utilizados nos roubos.

FRUTAL

Participaram da operação 81 policiais civis de São Paulo e Minas Gerais, além de policiais militares de Minas Gerais, todos distribuĂ­dos em 26 viaturas. A Delegacia Regional de Frutal, segundo o delegado FabrĂ­cio Oliveira Altemar, deu apoio ao cumprimento de dois mandados de busca e apreensão junto à PM e quatro investigadores de OlĂ­mpia, que participaram desta força-tarefa. De acordo com o delegado regional de Frutal, não houve não houve prisão no municĂ­pio, ficando a ação restrita ao cumprimento dos mandados.




Fonte: Reportagem - imagens da PolĂ­cia Civil e do Grupo WhatsApp Jornalistas e Assessores

Comunicar erro