Balabanner

Instagram vai perguntar idade dos usuários que não informaram no cadastro

Nas próximas semanas, rede social vai pedir data de nascimento das pessoas e inclusão será obrigatória para continuar usando o app

Por João Cerino em 31/08/2021 às 15:46:20

O Instagram anunciou nesta segunda-feira, 30, que irá pedir para que as pessoas informem suas idades ao utilizar o aplicativo. A inclusão é obrigatória para continuar usando a rede. A solicitação, que começará a ser exibida nas próximas semanas, só vai aparecer para quem não informou a data de nascimento na hora de fazer o cadastro na plataforma. Essa informação não é pública e fica no menu "informações pessoais" dentro das configurações da conta.

De acordo com o Instagram, a janela para incluir a idade será mostrada em duas ocasiões, que são ao abrir o Instagram, uma notificação será exibida no topo da tela e, ao visualizar publicações com conteúdo sensível para visualizar conteúdos marcados como explícito ou sensível, será necessário compartilhar sua data de nascimento, caso você ainda não o tenha feito anteriormente. O pedido para incluir a idade também será mostrado ao tentar ver conteúdo marcado como sensível. "Se o usuário não informar sua data de nascimento, após algum tempo será necessário que o faça para poder continuar usando o Instagram", explicou o aplicativo.

Perfis que são vinculados ao Facebook, que é dono do Instagram, geralmente "puxam" a data de nascimento informada na outra rede social. De acordo com a plataforma, o objetivo é "construir experiência mais segura e privada para os jovens". A solicitação da idade acontece algumas semanas depois de o Instagram anunciar mudanças para menores de idade. A empresa disse que iria restringir o direcionamento de anúncios para os menores de 18 anos.

O Facebook, que é dono do aplicativo, permite que anunciantes incluam diversos pontos de segmentação para atingir um público-alvo – o que só será possível a partir de agora para maiores de idade. "Reconhecemos que algumas pessoas podem nos informar a data de nascimento incorreta e estamos desenvolvendo novos sistemas para trabalhar essa questão", informou a rede.

O Instagram vai utilizar ferramentas de inteligência artificial para estimar a idade das pessoas com base em alguns sinais, como publicações de "feliz aniversário", para verificar se os usuários colocaram a idade correta. A empresa disse que esse trabalho ainda está em estágios iniciais.

Fonte: G1

Comunicar erro