Balabanner

PF combate tráfico de pessoas

As investigações integram o acordo de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas e tiveram início em 2018

Por João Cerino em 02/09/2021 às 13:00:00

Governador Valadares - A PolĂ­cia Federal deflagrou neste dia 2 de setembro, a Operação Policial "Velho Coiote", que combate o auxĂ­lio à migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com o cumprimento de trĂȘs mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Governador Valadares para a cidade mineira de Divino das Laranjeiras. As investigações, que integram o acordo de cooperação policial internacional contra o trĂĄfico de pessoas, tiveram inĂ­cio em 2018, após recebimento de vĂĄrias notĂ­cias-crime a respeito.

Apurou-se que os investigados promoviam a migração ilĂ­cita e o envio ilegal de crianças e adolescentes para os Estados Unidos, cobrando, para tanto, vultuosos valores em dólares. Os fatos investigados possuem, em comum, os mesmos suspeitos. O grande nĂșmero de viajantes nessas condições demonstra a amplitude da atuação do grupo. Ademais, os registros indicam que um dos criminosos atuava com essa prĂĄtica delituosa desde o ano de 2004.

Durante as buscas foram encontrados e apreendidos valores em espécie e carros de luxo, além de bens dados em pagamento e em garantia pela "dĂ­vida" assumida pelos migrantes. A Justiça determinou o bloqueio de bens e capitais do grupo criminoso, que somam onze milhões de reais.

Se condenados, os envolvidos e demais investigados podem cumprir pena de até 11 anos de reclusão, com possibilidade de aumento a depender da quantidade de crimes imputados a cada um.



Fonte: Delegacia Regional da PolĂ­cia Federal em Governador Valadares-MG

Comunicar erro