Balabanner

Chove ou não?

Previsões dos principais institutos não dão chuva como certa, mas apontam que os volumes serão baixos

Por João Cerino em 09/09/2021 às 15:00:15

Muitas previsões apontam para a ocorrência de chuvas isoladas em Frutal nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, mas outros sites especializados não acompanham essa ideia. O que se tem em comum é que essas chuvas podem ocorrer nos próximos dias, mas em volume inferior ao que se faz necessário para diminuir o calor e a poeira que tem tomado conta da região, que também tem sofrido continuamente com incêndios.

A Metsul Meteorologia aponta para Frutal uma quinta-feira de sol com poucas nuvens e uma sexta-feira com muitas nuvens, mas baixa possibilidade de chuva. A maior possibilidade de bom volume de chuvas está nos dias 18 e 19, mas sem descartar algumas chuvas isoladas, que podem variar de 0.5 mm a 1,7 mm.

Já o site Climatempo tem previsão para esta quinta, 9, de sol com pancadas de chuva e trovoadas, com 80% de possibilidade de chuva rápida durante o dia e à noite, mas com baixo volume. Para a sexta-feira, a previsão é para tempo com sol e pancadas de chuva rápidas durante o dia e à noite, sendo a mesma previsão extensa para o sábado, sempre com baixo volume.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o CPTEC-Inpe, tem previsão numérica para este dia 9, apenas 5% de possibilidade de chuva, que aumenta para 60% na sexta-feira e sábado, voltando aos 5% no domingo. O CPTEC-Inpe prevê que a tendência é que o tempo volte a ficar bastante seco caso não aconteçam as chuvas de baixo volume previstas.

Fonte: Pesquisa da redação na Internet

Comunicar erro