Balabanner

Praga digital de origem desconhecida contamina quase 30 mil computadores com sistema da Apple

A empresa de segurança Red Canary publicou um alerta técnico sobre um vírus para Mac-OS, o sistema dos computadores da Apple

Por João Cerino em 22/02/2021 às 19:50:23

A empresa de segurança Red Canary publicou um alerta técnico sobre um vírus para Mac-OS, sistema dos computadores da Apple, que os especialistas batizaram de "Silver Sparrow" (Pardal Prateado, em tradução livre). O código se diferencia de muitas ameaças ao sistema da Apple, que são voltadas à exibição de propagandas indesejadas. Por enquanto, a praga digital está envolta em mistérios e os especialistas não sabem como ela tem atingido seus alvos.

O programa não é capaz de se disseminar de um computador para outro, o que significa que os arquivos estão chegando aos computadores por meio de uma campanha de ataque organizada pelos responsáveis. Também não foi possível identificar a verdadeira carga maliciosa do vírus. Nos sistemas analisados, a praga digital apenas manteve contato com um servidor de controle e aguardou instruções, que nunca chegaram.

De acordo com dados da Malwarebytes, uma fabricante de antivírus que colaborou com a investigação, o vírus tinha chegado a 29.139 computadores até o dia 17 de fevereiro. Essas contaminações foram detectadas em 153 países – um indício de uma distribuição global.

Não se sabe, contudo, desde quando o vírus está em circulação. Há indícios de que a campanha pode ter começado ainda em agosto de 2020. A praga só foi detectada pela Red Canary no fim de janeiro.

Outra característica do vírus que chamou a atenção dos especialistas foi a presença de um código já compatível com o chip M1, usado exclusivamente em alguns dos lançamentos mais recentes da Apple. Para a Red Canary, isso significa que o código ainda deve estar sendo aprimorado pelos responsáveis.

Fonte: G1

Comunicar erro