Balabanner

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou baricitinibe para o tratamento de pacientes internados com Covid-19

Por João Cerino em 18/09/2021 às 13:08:51

A AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa) informou na noite da sexta-feira, 17, que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para o tratamento de pacientes internados com Covid-19. O uso do medicamento é autorizado para pacientes adultos hospitalizados e que necessitam de oxigĂȘnio por mĂĄscara ou cateter nasal, ou ainda, que necessitam de alto fluxo de oxigĂȘnio ou ventilação não invasiva.

Os dados que sustentam a eficĂĄcia e a segurança do medicamento no tratamento para a Covid-19, segundo a Anvisa, foram apresentados pela empresa Eli Lilly do Brasil Ltda. A agĂȘncia informou que trata-se "de uma nova indicação terapĂȘutica, jĂĄ que o baricitinibe possui registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa de moderada a grave e dermatite atópica de moderada a grave."

O baricitinibe é um inibidor seletivo e reversĂ­vel das enzimas janus quinases (JAKs), em especial JAK 1 e 2, responsĂĄveis pela comunicação das células envolvidas na hematopoese, que é o processo de formação e desenvolvimento das células do sangue e na inflamação e função imunológica, que faz a defesa do corpo.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro