Balabanner

Inmet emite alerta para onda de calor

Temperatura deve ser muito elevada em cinco estados, com temperaturas acima da média

Por João Cerino em 20/09/2021 às 12:24:12

Cinco estados do país estão sob alerta amarelo para uma onda de calor que vai trazer riscos adicionais para a saúde das pessoas e risco para o ambiente. Esta advertência foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, que alertou para perigo potencial de onda de calor para boa parte do país nos próximos dias. De acordo com o Inmet, as temperaturas devem ficar em torno de 5 graus acima da média nesta segunda e terça-feira. A área de abrangência da onda de calor afeta os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, sul do Tocantins e Triângulo Mineiro, que podem chegar a temperaturas máximas na casa dos 41ºC.

O modelo de previsão do Inmet prevê os valores mais críticos no Mato Grosso do Sul, que tem indicativo de até 42º graus em algumas áreas. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, o cenário também é de alerta para baixa umidade relativa do ar nos próximos dias. Além das áreas em alerta, a previsão indica condição de temperaturas elevadas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, especialmente na faixa oeste dos estados, onde as temperaturas podem chegar a 40 graus no período da tarde.

Segundo o meteorologista, a tendência é que a onda de calor comece a perder força na quarta-feira, dia 22, no Mato Grosso do Sul. Mas as temperaturas continuam elevadas no Mato Grosso, Goiás e sul do Tocantins. A chegada da Primavera, também na quarta-feira, é característica da estação, na qual as temperaturas mais elevadas do ano podem ser registradas nessa época.

CHUVA

A semana começa com previsão do retorno de chuvas expressivas na parte Sul do Brasil. No sul do Rio Grande do Sul os acumulados podem ultrapassar os 70 mm nas próximas 24 horas e a temperatura elevada não permite descartar o risco de ocorrer ventania e risco de granizo no período. Pode haver chuva volumosa, com raios e rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora, principalmente no sul do estado e até com possibilidade de granizo. Também não se pode descartar alguns transtornos pontuais por conta do temporal no Rio Grande do Sul.

A tendência é que, entre esta segunda e terça-feira, o sistema chuvoso avance para as demais áreas do estado gaúcho, com precipitação entre 20 mm e 30 mm. Também há condição de chuva para Santa Catarina e leste do Paraná, porém com volumes mais baixos.


Fonte: Noticias Agricolas

Comunicar erro