Balabanner

Parceria pretende facilitar crédito para produtores

Caixa Agro, Emater e Secretaria do Produtor firmaram convênio para garantir crédito aos produtores rurais

Por João Cerino em 30/09/2021 às 14:54:46

A Emater-MG e a Caixa Econômica Federal, juntamente à Secretaria do Produtor, firmaram um convênio para garantir mais opções para os produtores rurais que precisam apresentar um projeto técnico para obtenção de crédito rural em Minas Gerais. A partir de agora, o cliente da Caixa tem a opção de contratar a Emater entre as empresas que ele pode procurar para fazer o projeto técnico. Além disso, a Emater também pode ser contratada para oferecer assistência técnica para o produtor que obtém os recursos junto ao banco.

A Caixa oferece várias linhas de crédito rural, tanto para custeio quanto para investimento. O financiamento das atividades inclui, entre outros, o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural-Pronamp e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar-Pronaf. Em Minas Gerais, a Emater, que é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atua em parceria com diversas instituições financeiras para a aplicação de crédito rural, elaborando projetos e fornecendo assistência técnica.

A Emater também é responsável pela emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf-DAP, necessárias para que os agricultores familiares obtenham crédito rural. No ano passado, os técnicos da empresa emitiram 52,1 mil DAPs.

Em Frutal, a Secretaria do Produtor Rural também é parceira desta importante iniciativa é, por isso, foi promovida uma reunião entre representantes da agência da Caixa Agro, integrantes da Secretaria e da Emater para discutir a realização de encontros com associações e comunidades rurais para divulgar esses novos serviços disponibilizados pela Caixa Agro no município.

De acordo com o secretário do produtor rural, Carlos Humberto Ferreira Júnior, a pasta estará sempre buscando parcerias que melhorem as condições dos agricultores e pecuaristas. "A secretaria é parceira da Caixa sempre que o intuito da instituição for trazer benefícios e facilitar a vida do homem e da mulher do campo".

Fonte: Secom - Frutal-MG

Comunicar erro