Balabanner

Simge e Igam prevêem chuva moderada em Frutal

As chuvas que devem se formar devem ter o nível 1, que é o mais fraco entre os quatro níveis de severidade

Por João Cerino em 14/10/2021 às 12:55:39

O Simge-Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Igam-Instituto Mineiro de Gestão das Águas emitiram um alerta de tempestade com possibilidade de formação de granizo, com ventos e chuva forte a partir das 10h56, com duração de 1h30 na região das cidades de Prata, Comendador Gomes, Itapagipe, Iturama, Jardinésia, Miraporanga e Tupaciguara.

Outro alerta de tempestade com possibilidade de formar granizo, com ventos e chuva forte foi emitido pelos dois órgãos às 11h39, com possibilidade de atingir a região de Frutal.

O alerta, válido até as 10h00 do dia 15 de outubro, segue o padrão de tempo instável em todo o estado, com menores chances de chuvas no centro e sudeste até a noite de hoje. As tempestades severas, acompanhadas de granizo e fortes rajadas de vento são esperadas em regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte. No Sul de Minas, a passagem de um cavado de onda-curta deverá servir de gatilho para a formação de tempestades severas entre a noite de hoje e próxima madrugada. Pode haver sol entre muitas nuvens, chuva e tempestades sub-severas no nordeste do estado, na porção centro oeste e na mesorregião Oeste.

FRUTAL

Os efeitos em Frutal dependem de vários fatores e as condições previstas pelo Simge e Igam apontam para ocorrência de tempestades em nível 1, que são chuvas um pouco mais abundantes, mas sem grandes efeitos de queda de árvores e destelhamento de casas. As tempestades severas são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios ou chuva torrencial. Os níveis de severidade são quatro, sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo.

A ocorrência de tempestades não severas de nível 1 devem predominar nas mesorregiões Noroeste, Norte, Triângulo Mineiro e Sul de Minas e as principais microrregiões afetadas devem ser Pouso Alegre, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Passos, Araxá, Uberaba, Uberlândia, Frutal, Ituiutaba, Patrocínio, Paracatu, Unaí, Pirapora, Montes Claros, Januária, Janaúba, Bocaiúva, Grão Mogol e Salinas.


Fonte: Defesa Civil-MG - Simge - Igam

Comunicar erro