Balabanner

PF deflagra a Operação Magia Negra

A ação pretende desarticular uma organização criminosa especializada em roubos a bancos, composta por ex-militares e ex-vigilantes

Por João Cerino em 26/10/2021 às 11:35:20

Juiz de Fora/MG - Na manhã desta terça-feira, 26, a Polícia Federal deflagrou a Operação Magia Negra, visando desarticular uma organização criminosa especializada em roubos a bancos. Na ação, policiais federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro cumprem seis mandados de prisão temporĂĄria e seis de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Vara Única da Justiça Federal em Muriaé-MG.

As investigações tiveram início em 9 de junho de 2021, após roubo a agĂȘncia bancĂĄria da Caixa Econômica Federal no município de Pirapetinga-MG. Na ocasião, o grupo destruiu a agĂȘncia bancĂĄria com o uso de explosivos, amedrontou a população local com disparos de arma de fogo, feriu um caminhoneiro, fez reféns e fugiu em direção ao estado do Rio de Janeiro, em uma ação conhecida como "novo cangaço".

Essa modalidade criminosa geralmente é realizada nas pequenas cidades do interior do país. Entre os suspeitos foram identificados ex-militares com habilidade no manuseio de explosivos e ex-vigilantes, todos com antecedentes criminais.

As apurações do delito tiveram início imediatamente após as primeiras notícias, o que permitiu que o local do crime fosse devidamente preservado pelas forças locais, além de auxiliar na coleta de vestígios, dados e informações, o que foi uma contribuição decisiva para o trabalho dos investigadores federais.

Os investigados poderão responder pelos crimes de roubo qualificado, previsto no artigo 157, §2ÂȘ A, I e II, do CPB, de integração a organização criminosa, previsto no artigo 2Âș da Lei nÂș. 12.850/2013 e de lavagem de capitais, previsto no artigo 1Âș, §1Âș, da Lei 9.613/98, com penas que podem somar mais de 31 anos de reclusão e multa. O nome da operação, Magia Negra, faz referĂȘncia a um dos líderes do grupo.


Fonte: Delegacia de PolĂ­cia Federal em Juiz de Fora-MG

Comunicar erro