Balabanner

FTSP-Uberaba combate tráfico interestadual

A FTSP vai cumprir 29 mandados em Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Mato Grosso, com 19 de busca e apreensão, sete de prisão preventiva e três de prisão temporária

Por João Cerino em 27/10/2021 às 11:20:48

Uberaba/MG – A Força Tarefa de Segurança Pública de Uberaba, coordenada pela Polícia Federal e integrada pelas polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, deflagrou na manhã deste dia 27 de outubro, a Operação Policial "Joker" de combate ao tráfico interestadual de drogas ilícitas. Foram cumpridos mandados em Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Mato Grosso, sendo 19 deles de busca e apreensão, sete de prisão preventiva e três de prisão temporária, todos expedidos pelo juízo da Terceira Vara Criminal de Uberaba, contra uma organização criminosa. Além disso, houve o bloqueio de 27 contas e o sequestro de 27 veículos.

Com foco no grupo criminoso com atuação nesse município mineiro, onde há maior concentração de integrantes, as investigações apuraram que os entorpecentes saem do estado do Mato Grosso em direção a Goiânia-GO, onde são armazenados e então remetidos para Uberaba, para posterior fracionamento e distribuição a traficantes da região nordeste do estado de São Paulo.

A polícia constatou-se que a associação possui hierarquia e subdivisão de tarefas entre seus integrantes, os quais são facilmente substituídos na ocorrência de prisões. Foi descoberto ainda que a organização promove a lavagem de capitais auferidos com a atividade ilícita através de estabelecimento empresarial e de contas bancárias, de forma fracionada e em espécie.

Também foi revelado que utilizam dados falsos ou de terceiros para o registro dos veículos empregados na atividade ilícita e nos adquiridos com dinheiro proveniente dos crimes. Os investigados poderão responder pelas condutas previstas nos artigos 33 e 35, combinados com artigo 40, inciso V, da Lei 11.343 e art. 1º da Lei 9.613/98.


Fonte: Delegacia de Polícia Federal em Uberaba

Comunicar erro