Balabanner

PF deflagrou a segunda Operação Encilhamento

Os mandados expedidos pela Quarta Vara Federal Criminal visam colher provas de aplicações irregulares de recursos do Instituto de Previdência de Pouso Alegre

Por João Cerino em 27/10/2021 às 15:02:00

Varginha/MG - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 27 de outubro, a Operação Encilhamento-II, no combate a um grupo criminoso especializado em fraudar recursos de Instituto de Previdência. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Pouso Alegre-MG e um na cidade de Rio Claro-SP, todos expedidos pela Quarta Vara Federal Criminal da Seção Judiciária em Minas Gerais. Os mandados visam a colher provas da ação do grupo criminoso sobre aplicações de recursos do Instituto de Previdência de Pouso Alegre-Iprem, no período de 2012 a 2018.

A investigação é o desdobramento da operação Encilhamento, realizada pela Polícia Federal em São Paulo para desarticular uma organização criminosa que praticava fraudes envolvendo a aplicação de recursos de institutos de previdência municipais em fundos de investimento. Estes institutos continham, entre seus ativos, debêntures sem lastro, emitidas por empresas de fachada.

Na operação paulista foram identificados 28 institutos de previdência municipais com investimentos em fundos que adquiriram, direta ou indiretamente, papéis sem lastro. Estas aquisições foram feitas através de uma empresa de consultoria contratada pelos institutos e com apoio de servidores do mesmo. Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 288, de associação criminosa, 317 por corrupção passiva e 333, de corrupção ativa, todos do Código Penal Brasileiro e pelo crime previsto no artigo 4º da Lei 7.492/86, que configura fraude à licitação e gestão fraudulenta.


Fonte: Delegacia Regional de Polícia Federal em Varginha/MG

Comunicar erro