Balabanner

Secretaria de Saúde apresentou o Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid

Apresentação teve como objetivo fazer uma abordagem geral sobre o atual cenário da doença em Frutal

Por João Cerino em 26/02/2021 às 06:00:00

Os membros do Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde foram oficialmente apresentados à comunidade como forma de dar clareza e transparência às ações. O órgão foi a público pela primeira vez desde que foi criado, quando foi feita uma abordagem geral sobre o atual cenário da Covid-19 em Frutal, para autoridades, representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid e às entidades classistas presentes no espaço EcoCidadania. A secretária municipal de Saúde, Lamonise Ribeiro fez a apresentação do médico infectologista do Hospital Frei Gabriel, Flávio César Lucas Bugiga, que fez uma abordagem geral sobre a Covid, destacando a parte epidemiológica e clínica da doença, como o organismo reage e sua resposta imune. Em seguida, o diretor clínico do HFG, Daniel Godoi Bernardes da Silva, discorreu sobre as taxas de ocupação de leitos de Covid e a rotina de atendimento de pacientes na instituição.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Patrícia Xavier Silva Barbosa, apresentou os indicadores epidemiológicos levantados pela Secretaria de Saúde, mostrando que, em março de 2020, o município havia registrado um caso da doença no mês e em setembro do mesmo ano, houve o pico máximo de 640 casos positivos do novo coronavírus.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica responsável pela Covid, Naiane Menezes Ferreira Abi Rached, apresentou o perfil epidemiológico da macrorregião Triângulo Sul, composta por 27 municípios, da qual Frutal faz parte. Ela explicou que, por meio do perfil, a equipe de saúde traça metas e ações junto com a Vigilância Sanitária na tentativa de combater a propagação do vírus. Os dados são levantados semanalmente por boletins epidemiológicos, taxas de incidência, casos de surtos, óbitos e internações.

Desde novembro do ano passado, quando a curva teve uma leve queda, os números não pararam de aumentar e, de acordo com o levantamento, a faixa etária com mais casos positivos é de jovens em atividade, entre os 30 e 39 anos.

Ao se manifestar no final da oitiva, o prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira fez um desabafo, pedindo à população que tenha mais responsabilidade sobre suas vidas e de outras pessoas. "Estamos com centenas de casos de Covid somados em janeiro e fevereiro. É um grupo de pessoas que não se cuida, que se aglomera, que não respeita ninguém, fazem festas clandestinas. Não estamos aqui para prejudicar comércio e sim, para salvar vidas. Essa reunião é para mostrar a dura realidade que Frutal está enfrentando".

A secretária de Saúde, Lamonise Ribeiro, disse que a oitiva do Comitê foi importante porque deu oportunidade de ouvir os representantes de classe justificarem seus pontos de vista com relação aos decretos municipais de controle e combate à Covid, isso além de ser uma maneira de informar a população sobre os riscos da doença e das ações desenvolvidas.


Fonte: Com informações da Secom - Frutal-MG

Comunicar erro