Balabanner

Frutal está em uma das duas regiões mineiras que podem avançar para a Onda Amarela

O programa Minas Consciente classificou as microrregiões do Triângulo e Alto Paranaíba na Onda Amarela

Por João Cerino em 26/02/2021 às 10:54:57

Conforme atualização divulgada na quinta-feira, dia 25, por volta das 18h00, pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas Gerais, passando a valer a partir do sábado, 27, duas das principais microrregiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste foram classificadas na Onda Amarela do plano Minas Consciente.

* Caso queiram, as regiões de Frutal, Iturama, Uberaba e Patos de Minas vão poder flexibilizar a abertura do comércio segundo a terceira fase do Minas Consciente. De acordo com o estado, as outras sete principais áreas vão permanecer na Onda Vermelha, que é a mais restritiva do programa estadual de retomada da economia.

As novas ondas são válidas por uma semana a partir do próximo sábado, 27 de fevereiro. Uberlândia e Uberaba saíram do Minas Consciente e, por isso, não seguem mais as determinações do estado. No entanto, as classificações do plano são importantes para os dois municípios, pois determinam as restrições de órgãos estaduais, como fóruns e presídios, por exemplo.

Veja como ficaram as microrregiões após atualização:

Araxá permaneceu na Onda Vermelha pela segunda semana seguida: Frutal, Iturama e Uberaba avançaram para a Onda Amarela após três semanas na Onda Vermelha; Ituiutaba permaneceu na Onda Vermelha pela terceira semana seguida; João Pinheiro permaneceu na Onda Vermelha pela segunda semana seguida, Patos de Minas avançou para a Onda Amarela após duas semanas na Onda Vermelha; Patrocínio e Monte Carmelo permaneceram na Onda Vermelha pela terceira semana seguida; São Gotardo vai completar um mês na Onda Vermelha; Paracatu também vai completar um mês na Onda Vermelha. Uberlândia e Araguari permanecem na Onda Vermelha pela sexta semana seguida.

FASE

O plano Minas Consciente está na terceira fase e permite a realização de todas as atividades em qualquer uma das ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas. Veja o quadro.


*Conforme o texto acima, Frutal poderá mudar ou não as ações de acordo com essa avaliação do Comitê Estadual. A Secretaria de Saúde pode manter as restrições e o decreto atual caso entenda que a situação exija a manutenção de medidas mais severas. Para isso, leva-se em consideração a evolução do número de casos que vem sendo registrados e outros fatores, como a estrutura hospitalar disponível para atender à evolução dos casos.

Fonte: Com informações do G1

Comunicar erro