Frutal está em uma das duas regiões mineiras que podem avançar para a Onda Amarela

O programa Minas Consciente classificou as microrregiões do Triângulo e Alto Paranaíba na Onda Amarela

Por João Cerino em 26/02/2021 às 10:54:57

Conforme atualiza√ß√£o divulgada na quinta-feira, dia 25, por volta das 18h00, pelo Comit√™ Extraordin√°rio Covid-19 do Governo de Minas Gerais, passando a valer a partir do s√°bado, 27, duas das principais microrregi√Ķes do Tri√Ęngulo Mineiro, Alto Parana√≠ba e Noroeste foram classificadas na Onda Amarela do plano Minas Consciente.

* Caso queiram, as regi√Ķes de Frutal, Iturama, Uberaba e Patos de Minas v√£o poder flexibilizar a abertura do comércio segundo a terceira fase do Minas Consciente. De acordo com o estado, as outras sete principais √°reas v√£o permanecer na Onda Vermelha, que é a mais restritiva do programa estadual de retomada da economia.

As novas ondas s√£o v√°lidas por uma semana a partir do próximo s√°bado, 27 de fevereiro. Uberl√Ęndia e Uberaba sa√≠ram do Minas Consciente e, por isso, n√£o seguem mais as determina√ß√Ķes do estado. No entanto, as classifica√ß√Ķes do plano s√£o importantes para os dois munic√≠pios, pois determinam as restri√ß√Ķes de órg√£os estaduais, como fóruns e pres√≠dios, por exemplo.

Veja como ficaram as microrregi√Ķes após atualiza√ß√£o:

Arax√° permaneceu na Onda Vermelha pela segunda semana seguida: Frutal, Iturama e Uberaba avan√ßaram para a Onda Amarela após tr√™s semanas na Onda Vermelha; Ituiutaba permaneceu na Onda Vermelha pela terceira semana seguida; Jo√£o Pinheiro permaneceu na Onda Vermelha pela segunda semana seguida, Patos de Minas avan√ßou para a Onda Amarela após duas semanas na Onda Vermelha; Patroc√≠nio e Monte Carmelo permaneceram na Onda Vermelha pela terceira semana seguida; S√£o Gotardo vai completar um m√™s na Onda Vermelha; Paracatu também vai completar um m√™s na Onda Vermelha. Uberl√Ęndia e Araguari permanecem na Onda Vermelha pela sexta semana seguida.

FASE

O plano Minas Consciente está na terceira fase e permite a realização de todas as atividades em qualquer uma das ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas. Veja o quadro.


*Conforme o texto acima, Frutal poder√° mudar ou n√£o as a√ß√Ķes de acordo com essa avalia√ß√£o do Comit√™ Estadual. A Secretaria de Sa√ļde pode manter as restri√ß√Ķes e o decreto atual caso entenda que a situa√ß√£o exija a manuten√ß√£o de medidas mais severas. Para isso, leva-se em considera√ß√£o a evolu√ß√£o do n√ļmero de casos que vem sendo registrados e outros fatores, como a estrutura hospitalar dispon√≠vel para atender à evolu√ß√£o dos casos.

Fonte: Com informa√ß√Ķes do G1

Comunicar erro