Balabanner

Evento debate planejamento e gestão das águas

A programação online e presencial promoverá debates sobre planejamento e gestão das águas, irrigação e usos agropecuários da água, processos hidráulicos, hidrologia urbana e outros temas

Por João Cerino em 20/11/2021 às 08:00:00

Na próxima semana, Minas Gerais se torna o "Estado das Águas", com a realização, de 21 a 26 de novembro, do 24º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece em Belo Horizonte. Com programação online e presencial, no Expominas, o evento promoverá debates sobre planejamento e gestão das águas, irrigação e usos agropecuários da água, processos hidráulicos, hidrologia urbana e outros temas para debater avanços na gestão e a importância de se pensar as várias formas de uso da água para conter os danos provocados pelas mudanças climáticas.

O Sistema Faemg-Senar-Inaes e Sindicatos, que é patrocinador do evento, desenvolverá diversas ações. No estande físico, os visitantes poderão interagir com um modelo de propriedade rural digital e conhecer como é feito o manejo adequado dos recursos hídricos nas atividades agrossilvipastoris, além de concorrer a brindes em um quizz temático. A equipe técnica oferecerá informações sobre as ações, programas e projetos desenvolvidos pelo Sistema Faemg e a equipe da Faemg Digital apresentará as soluções voltadas para a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

No já tradicional Empório Sistema Faemg, alunos dos diversos cursos e programas do Senar Minas apresentam produtos artesanais, como quitandas, café, queijos, geleias e outros. No estande virtual, os visitantes da plataforma terão informações sobre as ações do Sistema Faemg, vídeos sobre o uso racional da água nas atividades agropecuárias, os cinco passos para recuperar uma nascente, links para cursos EAD gratuitos do Senar Nacional e um quizz para testar os conhecimentos dos visitantes sobre recursos hídricos.

O Sistema Faemg participa também da abertura oficial e da grade oficial do evento com a realização de três rodas de conversa sobre temas estratégicos para os produtores rurais relacionados aos recursos hídricos: "Uso Racional dos Recursos Hídricos no Setor Agropecuário" que acontece dia 22, às 16h00, "Reservação da Água nas Propriedades Rurais" também no dia 22, às 17h30 e "Reuso da Água no Agro como Alternativa para a Escassez Hídrica" no dia 23, às 16h00. Todas elas serão transmitidas, ao vivo, pelo Youtube.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos-ABRHidro, com apoio do Governo de Minas e entidades parceiras, com duração de cinco dias, reunindo mais de três mil pessoas, entre representantes de órgãos públicos e privados, estudantes, pesquisadores e profissionais de setores usuários, que se debruçarão em debates sobre a água no Brasil.

O simpósio tem como tema central "Água em Pauta: Múltiplas Dimensões", abrangendo os recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos, hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações em monitoramento e gestão de dados. São todos assuntos atuais, que ampliam as discussões sobre o conteúdo hídrico. Conheça todos os detalhes do evento.

Fonte: Faemg

Comunicar erro