Inmet emitiu alerta para Frutal e região

Apesar de Frutal estar na faixa alaranjada do mapa, indicando tempo severo, essa previsão pode valer apenas para outras regiões

Por João Cerino em 29/11/2021 às 15:04:47

A região de Frutal está sob aviso de tempestade com grau severo, como mostra o gráfico do Inmet-Instituto Nacional de Meteorologia para esta segunda-feira, 29 de novembro, com tendência de durar até a quarta-feira. Apesar da possibilidade de ocorrerem temporais, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, o risco é moderado, pois a previsão de tempo severo se refere à região assinalada no mapa acima em cor laranja, podendo ocorrer o que se viu na semana passada, onde um temporal atingiu Iturama causando estragos, sem que nada ocorresse em Frutal.

As chuvas nesta segunda-feira em Frutal podem ser moderadas, com volume entre 30 e 60mm. Existe uma fraca possibilidade de ventos intensos, com velocidade de 60 a 80 quilômetros por hora e risco ainda menor de queda de granizo.

O tempo neste momento é de céu claro e poucas nuvens, mas o vento, que está numa média de 15 quilômetros por hora, está empurrando algumas nuvens da região de Gurinhatã e Campina Verde em direção a Frutal, o que pode trazer chuvas isoladas à noite. A tendência para o dia 30 é de chuva com trovoadas e, para a quarta-feira, chuva leve, mas tudo depende da temperatura e da velocidade e direção dos ventos.

Imagem de satélite colocada abaixo, feita às 14h48 (círculo vermelho) mostram que a região de Frutal (círculo laranja) não tem chuvas e que chove apenas na região de Monte Alegre de Minas, entre Uberlândia e Ituiutaba (círculo verde).


Fonte: https://portal.inmet.gov.br/

Comunicar erro