Balabanner

Frutal registrou um caso e queda no isolamento

Apesar dos números baixos em Frutal, já há pessoa preocupadas com a chegada da variante ômicron ao Brasil

Por João Cerino em 01/12/2021 às 12:05:03

Frutal teve a confirmação de apenas 1 caso de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o relatório diário da Secretaria Municipal de Saúde. Com mais um caso positivo, o total de pessoas que testaram positivo para a doença é de 9.388.

Segundo o Boletim Epidemiológico deste dia 1º de dezembro, o número total de pessoas isoladas caiu de 93 para 90, com 2 delas entre os casos confirmados e 88 dos casos suspeitos.

Frutal está 44 dias sem registro de mortes por conta da Covid-19, mantendo o número de vítimas em 282 e ninguém que tenha confirmado caso positivo está internado. Há 22 testados aguardando resultados e 3 pessoas com casos suspeitos estão internadas.

DA REDAÇÃO - A confirmação da identificação preliminar de dois casos da variante ômicron do coronavírus no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária está causando diversas reavaliações nas propostas das secretarias de saúde. A notícia, que ainda vai ser confirmada em uma nova análise, já causou efeito no governo do estado de São Paulo, que iria liberar o uso de máscaras em locais abertos no próximo dia 11 e já está estudando não tomar essa medida. No Distrito Federal, está sendo cogitado o cancelamento de algumas festividades de final de ano que já estavam sendo preparadas.

O sequenciamento genético do vírus foi feito pelo Hospital Albert Einstein, que logo notificou a Anvisa, que divulgou o resultado e enviou material para que o Instituto Adolfo Lutz possa confirmar ou não a variante ômicron. Se a próxima análise indicar esta variante, serão os primeiros casos confirmados no país. A Anvisa também oficiou o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde estadual e municipal de São Paulo para adoção das medidas necessárias.

Os dois casos suspeitos são referentes a um casal de missionários brasileiros na África do Sul, que que chegou ao Brasil no dia 23 de novembro para visitar familiares. Eles procuraram um laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos no dia 25, para fazer o teste RT-PCR requerido para o retorno. Como ambos testaram positivo para a Covid-19, o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, o Cievs, de São Paulo e o caso começou a ser monitorado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde e pesquisa pela Internet

Comunicar erro