Balabanner

PF combate mais fraude no Auxílio Emergencial

PF identificou homem que usou documentação falsa para receber parcelas do benefício federal

Por João Cerino em 15/12/2021 às 10:50:24

Belo Horizonte-MG – A PolĂ­cia Federal cumpriu, na manhã desde dia 15 de dezembro, na zona rural de Caputira-MG, um mandado de busca e apreensão para combater um esquema de fraude ao programa de AuxĂ­lio Emergencial do Governo Federal frente à pandemia de Covid-19. As investigações tiveram inĂ­cio em maio de 2021, com base em notĂ­cia-crime apresentada pela Caixa Econômica Federal de que um indivĂ­duo teria outras trĂȘs identidades e estaria recebendo o auxĂ­lio indevidamente por meio dos nomes falsos.

Uma minuciosa anĂĄlise policial comprovou a existĂȘncia de, pelo menos, quatro RGÂŽs e CPFÂŽs vinculados ao mesmo investigado e identificou também o recebimento fraudulento de parcelas de AuxĂ­lio Emergencial em relação a trĂȘs processos distintos, sendo um deles com o uso dos dados verdadeiros do criminoso. O montante pago pela União chega a R$11.950,00. A PolĂ­cia Federal apurou ainda o registro de quatro empresas com a utilização dos nomes falsos usados pelo investigado e que o mesmo jĂĄ esteve preso em razão de associação criminosa especializada no trĂĄfico de drogas na região de Manhuaçu-MG.

A Justiça Federal, por meio da Subseção JudiciĂĄria de Manhuaçu, também determinou o bloqueio judicial de ativos financeiros registrados no nome verdadeiro e nos nomes falsos do investigado, que responderĂĄ pelos crimes de uso de documentos falsos e estelionato contra a União, com penas de reclusão que podem chegar, respectivamente, a cinco anos e seis anos e oito meses, além de multa.

Fonte: Comunicação Social - PF-MG

Comunicar erro