Balabanner

Números sobem no final de ano

O município está há 73 dias sem registrar mortes, mas aumentaram as internações e casos suspeitos

Por João Cerino em 30/12/2021 às 14:17:18

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta quinta-feira, 30 de dezembro, Frutal registrou cinco novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Agora, no total, são 9.437 as pessoas que contraíram a doença.

Um total de 270 pessoas estão isoladas. Pacientes que entraram em monitoramento domiciliar por terem testado positivo continuam em 21, mas os casos suspeitos que estão isolados, aumentaram de 222 para 249.

Ao mesmo tempo, um caso testado positivo foi internado em leito clínico, mas não há nenhum, em UTI. Casos suspeitos hospitalizados aumentaram de 2 para 3. Os que aguardam resultado de testes aumentaram de 27 para 46. Também aumentaram de 46 para 91 os que aguardam resultados de testes.

Não há óbitos em investigação e Frutal está a 73 dias sem confirmação de novas mortes, que permanecem em 282.

DA REDAÇÃO – Os números subiram no final de ano, provavelmente, pela flexibilização que ocorreu há cerca de dois meses, permitindo mais contatos sociais, como as festas, que voltaram a acontecer em um ritmo bastante acelerado e em grande quantidade, como todos puderam constatar.

Mas a evolução do número de contaminados ainda tem muito a ver com a falta dos cuidados básicos de distanciamento das pessoas, higiene frequente das mãos e uso da máscara.

Algumas pessoas abandonaram essas práticas de prevenção e o resultado são mais contaminações, que podem levar à decretação de novas medidas mais enérgicas que reduzam o contato social e limitem a livre movimentação das pessoas. As pessoas podem ir a festas e eventos, mas devem ter em mente que o período de pandemia não acabou e os cuidados são extremamente necessários.

A população é a responsável pelos números da pandemia. Se eles subirem, as autoridades vão agir e certamente virão restrições.

CONFIRA A VARIAÇÃO DOS NÚMEROS EM 24 HORAS


Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde

Comunicar erro