Balabanner

Cemig informa sobre construção da Subestação Planura

A nova instalação está recebendo investimento de 7,8 milhões de reais para ampliar a disponibilidade de energia para os atuais e novos clientes

Por João Cerino em 19/01/2022 às 11:47:50

Vista parcial das obras na subestação Planura - Foto: Divulgação Cemig

De acordo com a Cemig, as obras de construção da Subestação Planura estão em fase adiantada e a instalação será conectada ao sistema elétrico ainda no primeiro semestre deste ano. A nova subestação vai disponibilizar mais energia para atender os atuais e novos clientes de Planura e região, além de dar mais segurança operativa ao sistema elétrico do Triângulo Mineiro. A SE Planura é desenvolvida a partir de uma plataforma tecnológica moderna, conhecida como Subestação Compacta Integrada, com 7,8 milhões em investimentos. As obras civis já terminaram e atualmente está sendo realizada a montagem das estruturas e equipamentos elétricos.

A capacidade de transformação da nova subestação é de 15 MVA (megavolt-ampère). Essa energia é suficiente para abastecer cerca de 15 mil residências com consumo médio do mercado Cemig. A SE Planura será conectada ao sistema elétrico por meio de uma derivação da linha de distribuição que conecta as SE"s Frutal-II e Porto Colômbia, em 138 kV.

Segundo José Valteir de Araújo, engenheiro de empreendimentos da Cemig, a obra é parte de um ambicioso plano de investimentos que está sendo realizado em todo o estado. "Esses investimentos visam disponibilizar mais energia para os atuais e novos clientes, além de contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida das pessoas", destaca.

Em 2021, a região já recebeu outros investimentos da Cemig para ampliar a oferta de energia aos seus clientes. A SE Varjão de Minas foi energizada em novembro passado, e a SE Serra do Salitre foi entregue no primeiro semestre do ano passado. Com relação às obras em andamento no Triângulo, além da implantação da SE Planura, a SE Araxá 2 está sendo ampliada e a SE Lagoa Grande está em fase adiantada de construção, com previsão de conclusão no início deste ano.

As obras das SE"s Uberaba 7 e Uberlândia 8 já foram iniciadas e linhas de distribuição estão em fase de construção para conectar essas subestações ao sistema elétrico, conferindo mais segurança em caso de necessidade operativa.

Fonte: Cemig Imprensa - Triângulo Mineiro

Comunicar erro