Balabanner

Região deve ter chuvas leves até sábado

A região de Frutal tem previsão para chuvas leves, mas isso pode mudar dependendo do calor durante o dia

Por João Cerino em 20/01/2022 às 11:44:46

Depois de apresentar uma previsão de tempo com ocorrência de chuvas fortes e possibilidade de temporais para a região do Triângulo Mineiro, no início da semana, o Simge-Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Igam-Instituto Mineiro de Gestão das Águas prevê tempo instável em todo o estado, com tempestades típicas de verão em todo o território mineiro, porém, sem maiores consequências para a região onde estão Frutal e outras cidades próximas. Esta previsão tem validade até as 10h00 do sábado, 22, mas podem haver mudanças por conta da movimentação das nuvens. O calor que está havendo em todo o Brasil impede a entrada de frentes frias vindas do Sul, o que deixa as tardes mais quentes e isso pode alterar as condições do tempo, provocando chuvas que variam de moderadas a fortes por todo o país.

Chuvas mais fortes podem ocorrer nas porções centro/sul e centro/norte do estado, conforme indicado pela faixa amarela do mapa. Nesses locais, as tempestades severas estão previstas por serem impulsionadas pelo aquecimento devido ao sol forte durante o dia, podendo gerar granizo e ventos fortes. As tempestades deverão ser de rápido desenvolvimento e de rápida atuação, algumas com chuva em torno de 30 milímetros por hora. Esta previsão é válida até as 10h00 do dia 21 de janeiro.

Em Belo Horizonte, deve haver sol pela manhã e aumento da nebulosidade à tarde, com tempestades que podem atingir grau severo e gerar granizo e vendaval. As temperaturas máximas no estado devem se aproximar da casa dos 29°C.

Em resumo, essa previsão de tempo severo, quando ocorrem temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial terão maior possibilidade de acontecer em parte do Triângulo Mineiro, com destaque na região de Uberaba e Uberlândia, mas as tempestades deverão ser isoladas ou nem mesmo acontecer, pois tudo depende do aquecimento provocado pelo sol em cada região.

A região de Frutal, que está fora da área amarela do mapa, está sujeita a pequenas tempestades ou chuva leve na parte da tarde. Porém, a intensidade das chuvas vai depender da movimentação das nuvens por conta do calor.

Fonte: Defesa Civil Frutal-MG - Simge e Igam

Comunicar erro