Balabanner

Defesa Civil Nacional emite alerta

A previsão do tempo emitida pelo Inmet mostra que a região de Frutal está fora das áreas onde esses fenômenos devem ocorrer

Por João Cerino em 29/01/2022 às 07:30:00

A Defesa Civil Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres-Cenad, alertou, nesta sexta-feira (28), para fortes chuvas em três estados do Sudeste nas próximas horas. Foram emitidos avisos meteorológicos de grande perigo pelo Instituto Nacional de Meteorologia-Inmet para Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O volume de chuvas previsto é acima de 100 milímetros por dia e temporais que podem ser acompanhados de rajadas de vento superiores a 100 quilômetros por hora e queda de granizo.

Segundo o Inmet, haverá atuação do fenômeno Zona de Convergência do Atlântico Sul-ZCAS, condição em que uma faixa de nuvens fica praticamente estacionada, provocando grande quantidade de chuvas contínuas, na mesma área, por, pelo menos, quatro dias.

FRUTAL

De acordo com a previsão do tempo emitida pelo Inmet, a região de Frutal está fora das áreas onde esses fenômenos devem ocorrer, pois as regiões de Minas Gerais que devem ser afetadas são as áreas Sul-Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Oeste.

Mesmo assim, como a ocorrência desses fenômenos dependem de diversos fatores, a Defesa Civil Nacional alerta para a tomada de alguns cuidados que podem ajudar a reduzir danos materiais e preservar vidas em caso de ocorrências graves relacionadas às chuvas intensas.

Uma delas é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Caso haja uma situação de grande perigo confirmada na sua região, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre.

Para mais informações, procure a Defesa Civil local por meio do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Fonte: Brasil 61

Comunicar erro