Balabanner

Frutal pode ter chuvas de maior volume

Uma grande região do Brasil tem previsão de chuvas pesadas, mas as tempestades não têm chegado a Frutal

Por João Cerino em 02/02/2022 às 17:42:02

Frutal está na área de chuvas fortes, mas não tem sido afetada

Frutal está em área de ocorrência de chuva pesada de grau severo há alguns dias, segundo a Defesa Civil, mas as últimas chuvas que têm caído, especialmente à noite, ainda não mostraram possibilidade de causar grandes estragos. O aviso atual, emitido às 10h20 deste dia 2, vale até este dia 3 de fevereiro, após as 10h20.

As chuvas intensas de grau severo foram informadas pelo Inmet como sendo possíveis na área alaranjada do mapa maior e na região vizinha a Frutal. É provável a ocorrência de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos que podem variar entre 60 a 100 quilômetros hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Apesar de Frutal realmente estar na região indicada do mapa em cor laranja, isso não significa com certeza que a cidade ou a zona rural serão atingidas. A tendência é que ocorra o mesmo que vem havendo, ou seja, as chuvas mais violentas não têm chegado até aqui e se concentraram mais em outras áreas, como a capitais mineira e paulista, onde o volume de chuvas causa preocupação e tem provocado estragos.

Porém, como Frutal está na região do mapa onde é mais provável a ocorrência destes fenômenos, é bom ficar alerta para áreas de risco e, em caso de necessidade, consultar a Defesa Civil pelo telefone 199.


Fonte: Inmet - Defesa Civil

Comunicar erro