Balabanner

Minas Gerais e Rio de Janeiro podem ter mais inundações e deslizamentos

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-, lançou alerta hidrológico e geológico para a Região Sudeste

Por João Cerino em 22/02/2022 às 07:10:00

A região de Frutal não está na área de risco

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-Cemaden, localizado no Parque Tecnológico da cidade de São José dos Campos-SP, lançou um alerta de risco hidrológico para a Região Sudeste, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Minas Gerais, é considerada alta a possibilidade de ocorrência deste tipo de evento na região Norte de Minas e Zona da Mata, devido aos acumulados preexistentes, que aumentaram a umidade do solo.

Também entra no alerta a previsão meteorológica de continuidade da chuva, com pancadas ao longo do dia que podem ocorrer com variação de intensidade. As chuvas ao longo deste dia 22 podem ter intensidade de fraca a moderada, o que poderá ocasionar um acumulado médio nas bacias que estaria acima do normal histórico para o período.

Nas áreas afetadas, é alta a possibilidade de novas ocorrências de inundações e enxurradas, principalmente nos rios São Francisco, com quantidade acima das cotas de inundação em alguns pontos, podendo também ocorrer enxurradas e alagamentos nas áreas urbanas dessas regiões.

DESLIZAMENTOS

Algumas regiões de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro podem ter movimentos de massa, ou seja, deslizamentos. A área de risco é a Região Serrana do Rio de Janeiro, especialmente em Petrópolis, devido aos elevados níveis de chuva das últimas 120 horas e nas semanas anteriores. O nível elevado de umidade do solo pode favorecer a ocorrência de deslizamentos de terra mesmo sem chuvas ou com chuva fraca.

É moderada a possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra na Zona da Mata Mineira, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Rio Doce em Minas Gerais e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Noroeste Fluminense, além do Sul Espírito-Santense e Região Metropolitana de Vitória, devido aos acumulados dos últimos dias e semanas e à previsão meteorológica, que indica pancadas de chuva ao longo do dia e que poderão ocorrer com forte intensidade, podendo deflagrar deslizamentos pontuais e esparsos, especialmente nas regiões de serra ou densamente urbanizadas.


Fonte: Cemaden-Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Comunicar erro