Balabanner

Bancos iniciam agendamento de saques

O Banco Central calcula que os brasileiros têm mais de quatro bilhões de reais esquecidos nas agências

Por João Cerino em 07/03/2022 às 15:43:59

A partir desta segunda-feira, dia 7, cerca de quatro bilhões de reais "esquecidos" em bancos poderão ser sacados. Nesta primeira fase, serão 26 milhões de pessoas físicas, identificadas por CPF e dois milhões de pessoas jurídicas, que serão conhecidas pelo CNPJ. Segundo o Banco Central, desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas já consultaram se possuem algum dinheiro "esquecido" em alguma conta e 253 mil empresas fizeram a verificação.

O doutor em economia Benito Salomão afirma que esses valores poderão movimentar a economia brasileira. "Pode ajudar bastante a injetar liquidez na economia e facilitar o consumo. E isso pode também repercutir no endividamento, tanto das famílias quanto das empresas, reduzindo a exposição dessas famílias e empresas a dívidas."

Para consultar, basta acessar a plataforma do Banco Central valoresareceber.bcb.gov.br e, em seguida, preencher com CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de abertura da empresa. Caso o cidadão ou empresa tenha direito a valores esquecidos em bancos, será informado de um agendamento, com data e horário, para voltar ao site e solicitar o resgate do dinheiro.

Na data e hora informada, será possível consultar os valores a receber, a instituição que devolverá o valor, a origem do dinheiro e informações adicionais.

Para sacar o dinheiro, existem várias opções, como a opção "Solicitar por aqui", na qual o banco devolverá o dinheiro via Pix no prazo de até 12 dias úteis. O calendário de resgate dos valores, com as datas para resgate estão sendo agendadas conforme o ano de nascimento ou de criação das empresas. Os horários de agendamento podem ser das 4h00 às 14h00 ou das 14h00 às 24h00.

Os agendamentos serão feitos paras pessoas com a data de nascimento e pelas empresas com a data de sua criação. Para nascidos antes de 1968, o período vai de 7 a 11 de março, com data da repescagem para quem perder a data agendada no dia 12 de março. Para quem é nascido entre 1968 e 1983 o período de agendamento vai de 14 a 18 de março, com a data da repescagem marcada para 19 de março. Para nascidos após 1983 ou empresas fundadas pós essa data, o agendamento pode ser feito de 21 a 25 de março, com a data de repescagem para o dia 26 de março.

Fonte: Brasil 61

Comunicar erro