Balabanner

Região poderá ter tempo instável

Segundo a Defesa Civil, as tempestades mais severas não devem acontecer região de Frutal

Por João Cerino em 09/03/2022 às 12:38:37

Durante os próximos dias, a região de Frutal e de boa parte do Triângulo Mineiro estará em uma área com tempo instável, com possibilidade da ocorrência de tempestades, a começar neste 9 de março e indo até as 10h00 do dia 10. A previsão vale parta todo o Centro/Leste e Centro/Sul do estado, com atuação de um vórtice ciclônico sobre o nordeste de Minas, produzindo tempo severo, com formação de granizo e rajadas de vento entre o Vale do Jequitinhonha, do Mucuri e nordeste do Rio Doce.

As tempestades não severas podem ocorrer nas regiões de cidades como Uberlândia, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Paracatu, Diamantina, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros. O tempo severo pode ocorrer como indicado no mapa em cor verde escura.

As tempestades não severas estão previstas nas mesorregiões Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce e Zona da Mata.

* Apesar da previsão, isso não significa que as tempestades vão acontecer sobre o município de Frutal, pois a ocorrência de chuvas, de grau severo ou não, depende de muitos fatores, especialmente o deslocamento de ar feito pelos ventos e o calor em determinada região. O calor e o vento interagem, por exemplo, com os fenômenos climáticos, como por exemplo o vórtice ciclônico sobre o nordeste de Minas, que pode produzir tempo severo, com formação de granizo e rajadas de vento.


Fonte: Defesa Civil - MG

Comunicar erro