Balabanner

Frutal pode ter chuvas de moderadas a intensas

Região do Triângulo Mineiro e boa parte da região central do país está sujeita a tempestades que podem atingir grau severo

Por João Cerino em 14/03/2022 às 12:04:52

Mapa mostra a região de Frutal dentro da área de tempestades

De acordo com a Defesa Civil e o Inmet, a região de Frutal se encontra em uma área que está sujeita à formação de tempestades a partir da tarde deste dia 14/03/2022, valendo até a manhã do dia 15. Segundo o Inmet, poderá ocorrer chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Existe ainda a possibilidade de ventos intensos, podendo variar de 60 a 100 quilômetros por hora.

Com tais condições, é possível haver cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Apesar de a região estar sob estas condições, tudo depende de vários fatores, como o calor e a velocidade dos ventos, bem como a umidade do ar. Por isso, embora seja bastante provável a formação de temporais, não há como afirmar com certeza que a região poderá passar por tempestades severas.

O mapa mostra a região do país sujeitas a esse tipo de tempestade, que está marcada em cor laranja, onde o fenômeno de tempestade severa pode acontecer. Ela cobre boa parte do estado de São Paulo e quase todo o Triângulo Mineiro, com partes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e partes do Tocantins, Amazonas, Amapá, Maranhão e Ceará.

Fonte: Defesa Civil e Inmet

Comunicar erro