Balabanner

Ações do Estádio Marretão 'negativam' Frutal

Irregularidades nas obras, de 2012, geraram dois processos, negativando o nome de Frutal para receber recursos

Por João Cerino em 29/03/2022 às 15:56:11

Prefeito Bruno e o secretário Igor Eto

Dois processos envolvendo a reforma do Estádio "Pedro Macedo da Silveira" que começou no ano de 2012, estão causando problemas para o município de Frutal, já que duas ações na Justiça cobram um valor que pode superar a casa dos três milhões de reais. Um dos processos foi movido pelo Estado de Minas Gerais, que teria encontrado irregularidades durante fiscalização das obras que estavam andamento e precisavam ser sanadas. Diante da falta de prestação de contas referente a essas irregularidades, o governo estadual não fez os repasses integrais ao município.

Sem os recursos, a Prefeitura não pagou à construtora Nasmam, responsável pelas obras e, diante disso, a empresa ajuizou ação na Justiça pedindo o pagamento pelo serviço que teria sido executado no estádio. Além disso, o estado pede que o município devolva os recursos que foram repassados, entendendo que esse dinheiro foi gasto de forma irregular.

Diante destas situações, o nome de Frutal foi negativado junto ao Siaf-Sistema Integrado de Administração Financeira, uma espécie de Serviço de Proteção ao Crédito das prefeituras. A situação pode até parecer simples, mas é grave porquê, se a situação não for resolvida o mais rápido possível, a cidade de Frutal corre sério risco de não mais poder receber recursos do estado e da federação, como por exemplo, as emendas dos parlamentares.

A data para resolução dos problemas tem seu limite até o dia 31 desse mês e a administração atual precisa resolver essa pendência de gestões passadas, para garantir aos deputados que Frutal estará apta a receber os recursos. "A situação é muito grave e complicada. Se esse problema não for resolvido, Frutal pode até receber um bilhão de reais que não teremos acesso a esse dinheiro. Agora, nós estamos articulando junto a Secretaria de Governo do Estado para que possamos buscar um caminho para que, pelo menos, o desbloqueio seja feito. Esse é um problema criado ainda em 2012," explicou o prefeito Bruno Augusto.

Bruno conta ainda que, durante essa semana, estará em Belo Horizonte para articular uma solução para o problema. Para isso, o prefeito mantém diálogo direto com o secretário de Estado, Igor Eto. "Nós estaremos nessa semana em BH trabalhando de forma intensa para resolver esse problema grave que se arrasta por todos esses anos. Nós estamos contando também com a atuação de nossos deputados estaduais. E o problema é basicamente documental de prestação de contas".

O prefeito ressaltou que, se a situação persistir, o problema irá se agravar e vai bloquear a cidade, por conta de uma situação que vêm do passado, mas que está atrapalhando Frutal hoje. "No ano passado, quando assumimos, encontramos a cidade na mesma situação. Na época, a Prefeitura estava negativada em razão de uma dívida com o INSS. Nós conseguimos renegociar essa dívida, estamos pagando essa dívida e conseguimos limpar o nome da Prefeitura. E agora, mais esse fato lamentável que acontece referente a coisas do passado que vem nos assombrar."

Fonte: Secom - Frutal-MG

Comunicar erro