Balabanner

Estados e municípios poderão ser responsabilizados por efeito adverso de vacinas

A compra dos imunizantes por governadores, prefeituras e empresas privadas tem de ser de vacinas com registro ou autorização da Anvisa

Por João Cerino em 09/03/2021 às 04:22:00

Estados, municĂ­pios e o Distrito Federal poderão assumir a responsabilidade civil por eventuais efeitos adversos provocados pela vacina contra a Covid-19. O objetivo do Projeto de Lei 534/2021 é facilitar a compra dos imunizantes por governadores, prefeituras e empresas privadas. Segundo a proposta, as vacinas precisam ter registro ou autorização temporĂĄria de uso emergencial na AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria-Anvisa.

O Projeto de Lei também permite que empresas privadas adquiram doses do imunizante, desde que respeitados alguns critérios: enquanto não for concluĂ­da a etapa de vacinação dos grupos prioritĂĄrios para Covid-19, 100% das doses compradas pelo setor privado devem ser doadas ao SUS. Depois dessa fase, as empresas poderão adquirir, distribuir e administrar vacinas, contanto que metade seja, obrigatoriamente, doada ao SUS e as demais sejam utilizadas de forma gratuita.

O Senador Nelson Trad (PSD-MS) comenta a medida. "A partir do momento que o grupo – estabelecido como prioritĂĄrio a ser vacinado pelo SUS – for totalmente contemplado, que possa ingressar também a iniciativa privada, para poder vacinar sua massa laborativa, colocando como contrapartida, a doação de 50% dos vacinados para disponibilizar ao SUS, a fim de que ele possa dar sequĂȘncia a vacinação", comenta.

RISCOS

A professora de SaĂșde Coletiva da Universidade de BrasĂ­lia, SĂ­lvia Badim Marques, ressalta o parĂĄgrafo 6Âș do Artigo 37 da Constituição Federal, que prevĂȘ a responsabilidade objetiva do Estado pelos danos causados por pessoas jurĂ­dicas a terceiros e isso jĂĄ é aplicado no âmbito da saĂșde. Mas ressalta que o PL 534/2021 reforça essa medida. "Então a lei vai reforçar essa responsabilidade dos estados, municĂ­pios e todas as pessoas jurĂ­dicas de direito pĂșblico. Mas é importante dizer que não pode fazer com que o Ministério da SaĂșde e o Governo Federal deixem de lado sua responsabilidade de comprar vacinas e joguem ela totalmente para os estados e municĂ­pios", avaliou.

O texto foi encaminhado para anĂĄlise da Câmara dos Deputados.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro