Balabanner

Campanha alerta sobre a relação entre a ansiedade e a tontura

Com o slogan Tontura é Coisa Séria, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial discute esse tema

Por João Cerino em 22/04/2022 às 12:06:25

Com o slogan Tontura é Coisa Séria, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial ABORL-CCF discute, neste Dia Nacional da Tontura, celebrado dia 22 de abril, a relação entre a ansiedade e a tontura. O problema que acomete cerca de 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da SaĂșde e afeta principalmente as mulheres, por causa dos seus ciclos hormonais, a tontura pode ser um indicador de problemas mais graves, como um acidente vascular cerebral.

"A tontura ou a falta de equilĂ­brio e de orientação espacial pode ser uma coisa séria. Então é sempre importante averiguar o que estĂĄ acontecendo, porque existem muitos fatores responsĂĄveis pela tontura. Por exemplo, uma tontura aguda, com uma vertigem, onde tudo roda, com nĂĄuseas, vômitos e em que não se consegue parar em pé pode ser um sintoma de AVC", disse Jeanne Oiticica, do Departamento de Otoneurologia da associação, em entrevista à AgĂȘncia Brasil. "A tontura precisa ser investigada sempre para a gente entender [o que a estĂĄ provocando] jĂĄ que ela é um aviso que o corpo estĂĄ dando de que as coisas não estão equilibradas".

ANSIEDADE

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavĂ­rus. "Os problemas podem ser o mais diversos possĂ­veis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão", disse Jeanne.

Dados da OMS sinalizam que, no primeiro ano da pandemia, a ansiedade e a depressão cresceram 25% em todo o mundo. "A campanha de 2022 [da associação] aborda a relação e a influĂȘncia da ansiedade com a tontura. Diante do perĂ­odo de isolamento social e o convĂ­vio diĂĄrio com a pandemia, as dificuldades emocionais se agravaram e percebemos que quadros de pacientes com ansiedade e tontura se tornaram mais frequentes em consultório nos Ășltimos dois anos", disse em nota Guilherme Paiva Gabriel, otorrinolaringologista da ABORL-CCF e coordenador da Campanha da Tontura.

Jeanne alerta que a própria covid-19 pode provocar tonturas. "A própria contaminação pela covid-19 também favorece o aparecimento da tontura porque ela é uma doença trombótica, inflamatória e que pode acometer diversos sistemas. Da mesma forma que teve paciente que perdeu o olfato, teve paciente que ficou tonto ou que adquiriu o zumbido depois da covid-19", disse ela.

LIMITAÇÕES

Presente em 42% da população adulta de São Paulo, segundo estudo publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, a tontura, por muitas vezes, não costuma ser um motivo para pacientes buscarem auxĂ­lio médico. Mas, em alguns casos, ela pode trazer limitações e impactar na qualidade de vida. Por isso, quando os episódios forem frequentes, a pessoa deve sempre procurar um otorrinolaringologista.

"Toda vez que o paciente tem tontura, isso indica assimetria do sistema. O sistema de equilĂ­brio é como os dois pratos de uma balança. Eles devem estar alinhados, na mesma altura. Se um prato estĂĄ mais para baixo e, o outro, mais pra cima, isso gera tontura. Então é importante avaliar", disse Jeanne. "Às vezes vocĂȘ se levanta rapidamente e deu uma tonturinha, coisa de segundos. Isso passou e nunca mais aconteceu. Mas se é uma coisa que se repete, esse é um sinal que o corpo estĂĄ dando de que a pessoa precisa procurar ajuda".

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro