Balabanner

Poupança teve retirada líquida de 46,3 bilhões até metade de abril

A aplicação financeira mais tradicional dos brasileiros está batendo recorde de retiradas em 2022, com mais saques que depósitos

Por João Cerino em 26/04/2022 às 09:35:59

A aplicação financeira mais tradicional dos brasileiros está batendo recorde de retiradas em 2022. Até 14 de abril, os brasileiros sacaram 46,29 bilhões de reais a mais do que depositaram na Caderneta de Poupança, conforme informou o Banco Central neste dia 25. Por causa da greve dos servidores do BC, a divulgação do relatório estava paralisada, mas, com a suspensão do movimento na semana passada, a apresentação de estatísticas está sendo gradualmente retomada.

Apenas em março, os brasileiros sacaram 15,36 bilhões de reais a mais do que depositaram na Poupança. A retirada líquida é a maior registrada para o mês, desde o início da série histórica, em 1995. Nos 14 primeiros dias de abril, os saques superaram os depósitos em 5,92 bilhões. Tradicionalmente, os primeiros meses do ano são marcados pelo forte volume de saques na poupança. O pagamento de impostos e despesas como material escolar e parcelamentos das compras de Natal impactam as contas dos brasileiros no início de cada ano.

Em 2020, a Poupança registrou captação líquida (depósitos menos saques) recorde de R$ 166,31 bilhões. Contribuiu para o resultado a instabilidade no mercado de títulos públicos no início da pandemia de Covid-19 e o pagamento do auxílio emergencial, que foi depositado em contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal.

No ano passado, a Poupança tinha registrado retirada líquida de 35,5 bilhões. A aplicação foi pressionada pelo fim do auxílio emergencial, pelos rendimentos baixos e pelo endividamento maior dos brasileiros. A retirada líquida – diferença entre saques e depósitos – só não foi maior que a registrada em 2015, quando foram sacados 53,57 bilhões e em 2016, quando as retiradas chegaram a 40,7 bilhões. Naqueles anos, a forte crise econômica levou os brasileiros a sacarem recursos da aplicação.

RENDIMENTO

Até recentemente, a Poupança rendia 70% da Taxa Selic (juros básicos da economia). Desde dezembro do ano passado, a aplicação passou a render o equivalente à Taxa Referencial-TR- mais 6,17% ao ano, porque a Selic voltou a ficar acima de 8,5% ao ano. Atualmente, os juros básicos estão em 11,75% ao ano. O aumento dos juros, no entanto, foi insuficiente para fazer a Poupança render mais que a inflação, provocando a fuga de alguns investidores. Nos 12 meses terminados em março, a aplicação rendeu 4,34%, segundo o Banco Central. No mesmo período, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor-IPCA, que mede a inflação oficial, atingiu 11,3%.

Fonte: EBC

Comunicar erro